As temperaturas vão baixar entre terça e sexta-feira e há a possibilidade de queda de neve para 10 distritos. Os termómetros podem mesmo chegar aos -5ºC no interior Norte e Centro. Mas o que pode fazer para enfrentar o frio que aí vem? A Proteção Civil deixa algumas recomendações.
- Utilizar camadas de roupa "folgada e adaptada à temperatura ambiente";
- Utilizar luvas, gorro ou cachecol;
- Ingerir sopa e bebidas quentes;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evitar exposição ao frio e mudanças bruscas de temperatura;
- Evitar circulação e estacionamento em zoas ribeirinhas;
- Evitar atividades no mar, como pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar;
- Estar alerta para "possíveis acidentes na orla costeira" e em zonas ribeirinhas vulneráveis;
- Fazer uma "adequada ventilação" em casas com lareira ou braseiras;
- Desligar equipamentos durante o sono para prevenir incêndios e intoxicações;
Para as pessoas que trabalham no exterior, a Proteção Civil recomenda que evitem "esforços excessivos" e alerta para o uso de roupa e calçado adequados.
Para quem circula em zonas em que vai nevar, é aconselhada a utilização de correntes nas rodas dos carros.
- Forte agitação marítima deixa sete distritos sob aviso vermelho
- Temperaturas já estão a descer em todo o país
Temperaturas vão baixar
As temperaturas vão baixar entre terça e sexta-feira e há a possibilidade de queda de neve para 10 distritos. Os distritos da Guarda e Castelo Branco vão estar, a partir das 21:00, sob aviso de laranja por causa do vento e outros oito distritos com aviso amarelo, o terceiro mais grave.
Os termómetros vão descer por causa da passagem de uma superfície frontal fria por Portugal continental. Podem mesmo chegar aos -5ºC no interior Norte e Centro, já a partir desta quarta-feira.
Existe ainda a possibilidade de queda de neve.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu sob aviso amarelo.
Um alerta especial também ao mar: nos próximos dias há aviso laranja para sete distritos, por causa da forte agitação marítima.