Papa Francisco

Papa Francisco está a melhorar e deverá ter alta em breve, revela Vaticano

Segundo o boletim clínico divulgado esta tarde pela Santa Sé, o Pontífice não estará presente nas celebrações da Semana Santa.

Foto AP

SIC Notícias

O estado de saúde do Papa Francisco melhorou significativamente depois de ter sido medicado com antibióticos para tratar uma bronquite aguda, avança o Vaticano.

Em comunicado, o Vaticano informa ainda que o Papa deverá ter alta nos próximos dias, citando a equipa médica. Acrescenta também que Francisco “passou a tarde a descansar, rezar e a trabalhar um pouco”.

“No contexto dos controlos clínicos programados para o Papa, foi-lhe diagnosticada uma bronquite infecciosa que exigiu a administração de uma terapia antibiótica intravenosa que produziu os efeitos esperados com uma melhoria acentuada do seu estado de saúde. Com base num resultado previsível, o Papa poderá ter alta nos próximos dias”, adianta a equipa médica que acompanha o Papa Francisco em Gemelli, citada pela agência Ansa.

Segundo a agência italiana Ansa, o Pontífice não irá presidir às celebrações da Páscoa. O seu substituto para a da missa de ramos será o cardeal Leonardo Sandri, decano do Colégio Cardinalício.

As restantes celebrações típicas desta festividade, tais como a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa, serão presididas por outros cardeais, tal como explica a enviada da SIC a Roma, Teresa Canto Noronha.

Francisco foi internado esta quarta-feira

Ontem, o chefe da Igreja Católica foi hospitalizado durante a tarde devido a uma infeção respiratória - hoje sabe-se que foi graças a uma bronquite aguda.

Durante a manhã de quarta-feira, o Pontífice tinha presidido à audiência geral, no Vaticano, tal como de costume, mas no período da tarde foi transportado de ambulância para o Hospital Gemelli, em Roma, após apresentar “dificuldades respiratórias”.

No centro hospitalar o Pontífice foi submetido a vários exames e o seu estado de saúde foi declarado como não preocupante.

Últimas