Os convites (em papel reciclado) já há muito que foram enviados. Os ingredientes para a quiche escolhida pelos Reis já foram comprados e há animais que até já o hino sabem ‘cantar’. Do mais pequeno detalhe ao insólito mais extraordinário, esta é a parte (mais) divertida da coroação do Rei Carlos III.
A sustentabilidade em foco
Conhecemos já a preocupação de Carlos III com a sustentabilidade - não tivesse sido apelidado de “Rei da sustentabilidade”. Mas para além da reutilização de vários artigos e peças da Coleção Real, até nos convites houve uma preocupação ecológica.
É que os cerca de 2.000 convidados receberam convites feitos em papel reciclado. Um pequeno (grande) pormenor que vem reforçar a atenção do Rei na proteção ambiental.
O que comer? Os Reis sugerem uma quiche
A coroação acontece este sábado, mas a ‘festa’ prolonga-se nas ruas durante todo o fim de semana - que é prolongado por ter sido decretado feriado nacional na segunda-feira. No domingo, é dia de juntar a família e amigos à mesa para o “grande almoço” da coroação. E os Reis têm uma sugestão.
Quiche com espinafres, favas e estragão [uma erva aromática]. Parece-lhe bem? A escolha foi de Carlos III e Camila, por poder ser servida quente ou fria, não ser “muito complicada de cozinhar” nem necessitar de “ingredientes caros ou difíceis de encontrar”.
Se a ideia lhe abriu o apetite, siga a receita disponibilizada pelo Palácio de Buckingham.
De Jerusalém para Londres
E se acha que vai poder assistir ao momento mais “sagrado” e solene da coroação, desengane-se. É que durante a unção - quando é espalhado o santo óleo na cabeça, peito e mãos do Rei - o monarca estará protegido por uma divisória para afastar os olhares dos presentes e das câmaras.
Mais. Saiba que este óleo foi benzido na Igreja do Santo Sepulcro, em Israel, Jerusalém, e tem aromas de sésamo, rosas, jasmim, canela e flor de laranjeira.
A coroa alterada para evitar críticas
Também este sábado será coroada a Rainha consorte, Camila, com uma coroa feita para a bisavó de Carlos, a Rainha Mary, em 1911. E neste ponto há dois pormenores a ter em conta: o primeiro, é que todas as rainhas consortes costumam ter uma coroa nova feita para si - o que não acontece neste caso; o segundo, que foram feitas algumas alterações à coroa.
Para evitar críticas sobre o colonialismo, foi retirado da coroa da Rainha Mary o diamante “Koh-i-Noor”, originário da Índia e controverso pela forma como chegou às mãos da monarquia.
Para além disso, o Palácio indicou que foram feitas algumas alterações para “refletir o estilo individual” da Rainha consorte Camila e “prestar homenagem” a Isabel II. Para isso, foram colocados na coroa alguns diamantes da coleção pessoal da antiga monarca.
A coroação versão Lego
O LegoLand Windsor Resort, um parque temático perto do Castelo de Windsor construiu - com 32.000 peças de Lego - a cerimónia da coroação em miniatura, com estátuas dos Reis, uma ‘imitação’ do Palácio de Buckingham e uma réplica do coche real.
Depois das peças de Lego, as estátuas de cera
No Madame Tussauds, em Londres, já é possível (voltar a) visitar as figuras de cera de Camila e Carlos, colocadas ao lado das do príncipe William, de Kate, de Harry, de Isabel II e do príncipe Filipe.
As figuras tinham sido retiradas em outubro do ano passado, depois de ativistas ambientais terem coberto a estátua de cera de Carlos com bolo de chocolate num protesto do movimento “Just Stop Oil”.
Alguém falou em chocolate?
Para ‘celebrar’ a coroação, a conhecida marca de doces “Celebrations” construiu um busto do Rei Carlos III em tamanho real a partir de chocolate derretido. Pesa mais de 23 quilos, foram utilizadas quase 2.900 barras de chocolate, mas a pergunta que fica é… quanto tempo demorará a comer?
Passamos do chocolate para o ketchup. Perdão… “kingchup”
“Kingchup”. Leu bem. É que a marca Heinz decidiu lançar uma versão limitada de “Kingchup”, o ketchup do rei, para assinalar a data. E esta já não é a primeira vez que os trocadilhos fazem furor. No Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, uma marca de molhos lançou o “Salad Queen” (“Rainha da Salada”, em português).
Silêncio, que o papagaio Boris vai ‘cantar’
O presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, Lindsay Hoyle, também não quer deixar a ocasião passar em branco e, por isso, ensinou o papagaio Boris a ‘cantar’ o hino nacional. O gato também não ficou de fora e teve a árdua tarefa de “inspecionar” o Westminster Hall e livrar-se de algum rato que lá pudesse andar.
O álbum para mais tarde recordar
Pela primeira vez, a coroação vai ter direito a um álbum. Serão quatro horas para os fãs reviverem o momento histórico. A versão digital será lançada no próprio dia da cerimónia [este sábado], mas a versão física só chegará a 15 de maio. Contará com o áudio da cerimónia e ainda 12 composições musicais.