Monarquia

Coroação do Rei Carlos III: o guia com tudo o que precisa de saber

O Rei Carlos III é coroado este sábado, dia 6 de maio, numa cerimónia que será acompanhada pelas televisões de todo o mundo. Neste artigo encontra um guia, com horas, para não perder os principais momentos deste que será um dia histórico.

Inês M. Borges

Carolina Botelho Pinto

Inês M. Borges

Setenta anos depois da coroação da Rainha Isabel II, o mundo vai voltar a estar de olhos postos no Reino Unido, desta vez para assistir à coroação de Carlos III. A cerimónia acontece este sábado, 6 de maio de 2023, mas as celebrações estendem-se pelo fim de semana prolongado.

Para não perder nada do que vai acontecer na coroação, reunimos neste artigo os principais momentos a que deve estar atento.

Pequenos (grandes) pormenores

Em 1953, a coroação da Rainha Isabel II - mãe de Carlos III - durou cerca de quatro horas e contou com a presença de oito mil convidados. Sete décadas depois, a cerimónia vai ser mais curta - com uma duração prevista de duas horas - e terá ‘apenas’ 2.000 convidados na Abadia de Westminster.

O guia para o dia da coroação

  • 06:00: abertura dos locais públicos designados para a população assistir à procissão
  • 07:15 - 08:30: os convidados começam a chegar à Abadia de Westminster
  • 09:00: os convidados começam a ser sentados
  • 09:30: começam a chegar à Abadia de Westminster os chefes de Estado, membros da família real e ministros
  • 10:20: começa a procissão real entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster

Às 10:20, o Rei Carlos III e a Rainha consorte Camila deixam o Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster a bordo do coche construído pela ocasião do Jubileu de Diamante (60 anos de reinado) da Rainha Isabel II.

A “King’s Procession” (Procissão do Rei, em português) passará pela famosa avenida The Mall, por Trafalgar Square, por Whitehall e pela Parliament Square, estando prevista a chegada à Abadia de Westminster antes das 11:00.

  • 11:00: dá-se início a cerimónia da coroação, conduzida pelo arcebispo da Cantuária

Primeira parte: Reconhecimento
Depois de entrar na Abadia de Westminster, o Rei Carlos será “apresentado ao povo”, explica a BBC. Estará de pé, ao lado da cadeira da coroação, e irá virar-se para os quatro lados da abadia para ser reconhecido pelos presentes.

Segunda parte: Juramento
Segue-se o juramento, no qual o Rei Carlos III deverá prometer honrar e defender a lei e a Igreja durante o seu reinado.

Terceira parte: Unção
A unção com óleo sagrado é considerado um dos momentos mais solenes da cerimónia da coroação. Para manter a privacidade do momento, foi bordada à mão uma divisória que protegerá o Rei dos olhares dos convidados e das câmaras. O óleo, benzido em Jerusalém, será espalhado pelas mãos, peito e cabeça do Rei.

Quarta parte: Investidura
Depois da unção, segue-se o momento da coroação. Carlos III vestirá uma capa e receberá as jóias da coroa britânica: os cetros reais, o anel do soberano e a coroa de Santo Eduardo, que lhe será colocada na cabeça pelo arcebispo da Cantuária.

Os sinos da Abadia de Westminster tocarão durante dois minutos e serão disparadas salvas de tiros por todo o Reino Unido.

Quinta parte: Entronização
Por fim, depois de coroado, o Rei Carlos III irá sentar-se no trono. De acordo com a BBC, o filho, o príncipe William, ajoelhar-se-á à sua frente para lhe prestar homenagem.

E a coroação de Camila?
A Rainha consorte Camila será coroada depois da entronização do Rei Carlos III, numa cerimónia mais simples. Não terá de prestar juramento e será coroada com a coroa da Rainha Mary.

  • 13:00: o Rei Carlos III e a Rainha consorte Camila deixarão a Abadia de Westminster e dá-se início à procissão da coroação até ao Palácio de Buckingham
  • 14:15: Carlos III e Camila, acompanhados por membros da família real britânica, irão à varanda do Palácio de Buckingham para o esperado aceno real e para assistir ao tradicional “flypast”. Será o último momento público da cerimónia de coroação.

Celebrações vão continuar durante o fim de semana prolongado

A cerimónia de coroação do Rei Carlos III acontece a um sábado, mas o feriado nacional para marcar a ocasião foi decretado na segunda-feira seguinte, dia 8 de maio, o que significa que este será um fim de semana prolongado de celebrações no Reino Unido.

Três dias que Carlos III e Camila esperam que sejam uma oportunidade para os britânicos “passarem tempo e celebrarem com amigos, família e com a comunidade”, pode ler-se no site da Casa Real britânica.

Domingo é, por isso, o dia do “Coronation Big Lunch” - uma espécie de data para reunir a família e os vizinhos e celebrar com comida à mesa. Ao final da tarde, pelas 19:00, várias estrelas do mundo da música (e não só) sobem ao palco num concerto especial, nos jardins do Castelo de Windsor, transmitido em direto na televisão.

O terceiro e último dia de celebração acontece segunda-feira, dia 8 de maio, decretado feriado nacional no Reino Unido. Os monarcas convidam o público a fazer parte do “Big Help Out”, um dia dedicado ao voluntariado local.

Últimas