Carlos III é coroado este sábado na Abadia de Westminster, em Londres, num evento preparado ao detalhe que desperta a atenção mundial. Em dois jardins zoológicos que se associaram às celebrações, os animais já fazem a festa.
Dos gorilas às suricatas, os animais foram surpreendidos com novas decorações em homenagem ao monarca. Alguns bichos ganharam também novos percursos para as brincadeiras e sessões de equilibrismo.
Bandeiras alegram o cenário nos Zoos de Londres e de Whipsnade, nos arredores da capital britânica. Estes dois Jardins Zoológicos fazem parte da Sociedade Zoológica de Londres, uma organização científica financiada pela família real desde 1826.
Carlos III, de 74 anos, vai ser coroado no sábado, apesar de já ter sido proclamado oficialmente em 10 de setembro de 2022, dois dias depois da morte da mãe Isabel II aos 96 anos e após 70 anos de reinado.
A cerimónia religiosa na Abadia de Westminster envolve uma série de rituais, incluindo a unção com um azeite especial e o juramento, a troca de objetos como a espada, orbe e cetro reais e, finalmente, a coroação com a coroa de São Eduardo.
A rainha consorte, Camila, também será coroada, seguindo-se uma procissão numa carruagem puxada a cavalos até Palácio de Buckingham, onde a família real fará uma aparição na varanda que concluirá as celebrações públicas.
Os festejos vão prolongar-se durante mais dois dias, incluindo festas de rua por todo o país e um concerto musical no Castelo de Windsor no domingo e um feriado nacional na segunda-feira, durante o qual o rei instou os britânicos a fazer voluntariado.