Para muitos, o nome de Camila nasceu para o mundo quando o casamento entre Carlos e Diana começava a dar sinais de caminhar para o fim. Mas foram as conversas telefónicas de Carlos com Camila, divulgadas pelos tabloides, que fizeram correr muita tinta e tornaram Camila numa das mulheres mais odiadas de Inglaterra.
Carlos e Camila conheceram-se num jogo de polo 10 anos antes do casamento com Diana. Ele tinha 23, ela tinha 24 anos. Namoraram por alguns meses, até Carlos ingressar na Marinha.
Camila casaria com Andrew Parker-Bowles, com quem teve dois filhos. Carlos, o mais cobiçado solteirão de Inglaterra, tinha 29 anos quando conheceu Diana.
Mas não foi coincidência que os respetivos divórcios tenham ocorrido com cerca de um ano de diferença. Andrew Parker-Bowles voltaria a casar, mas Diana não viveria para saber que a conservadora instituição real britânica, e a Igreja anglicana, permitiriam ao herdeiro do trono uma segunda oportunidade.
No dia do casamento de Carlos e Camila, compareceram os filhos adultos de ambos. Com 56 e 57 anos, os então príncipe de Gales e princesa da Cornualha corrigiram o erro cometido 35 anos antes, agora com o apoio da soberana.
Camila passou a fazer parte da família real com tudo o que isso implica: das diversas visitas de Estado e demais obrigações, às festas de família, casamentos, batizados, funerais. Desde então, tem vindo a conquistar o público britânico.