Jogos Olímpicos

Presidente da Câmara de Paris nada no rio Sena para provar qualidade da água

Anne Hidalgo, à semelhança do que a ministra do Desporto de França já tinha feito, equipou-se a rigor e nadou no Sena com o propósito de mostrar que o rio está pronto para receber provas aquáticas dos Jogos Olímpicos de Paris.

Gabriel Mota Figueiredo

Ana Isabel Pinto

Depois de a ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra, ter nadado no rio Sena, na passada semana, foi a vez da presidente da Câmara de Paris dar um mergulho no rio que atravessa a cidade para comprovar que a qualidade da água é suficientemente boa para acolher provas dos Jogos Olímpicos durante este verão.

Anne Hidalgo quis juntar-se ao movimento e provar que a água do Sena está apta para banhos. Dessa forma, esta quarta-feira, pela manhã, decidiu equipar-se a rigor e nadar no rio da cidade acompanhada por Tony Estanguet, chefe do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris.

Vários turistas e populares assistiram ao vivo ao mergulho da autarca e os mais corajosos juntaram-se a ela.

"Os primeiros atletas chegam amanhã [quinta-feira dia 18 de julho] e, por isso, esta é uma mensagem muito importante de que, finalmente, o Sena pode ser nadado e que as provas de triatlo e natação podem ser realizadas aqui", afirmou Estanguet, citado pela Reuters.

O último boletim de qualidade, realizado a 12 de julho com base numa análise da empresa 'Eua de Paris', indica que a qualidade da água será adequada em seis dos sete dias em que se realizam as provas de triatlo e de maratona aquática.

Ainda assim, as decisões sobre a realização ou não das provas são tomadas no dia anterior e na manhã seguinte por um comité técnico que inclui atletas, autoridades regionais, o serviço de meteorologia francês e a federação internacional.

Paris tem adotado medidas para melhorar qualidade da água

Assegurar a qualidade da água do Sena tem sido uma tarefa prioritária para a autarquia de Paris, que pretende que as pessoas possam voltar a nadar no rio de forma segura.

Para tal, construiu uma bacia de armazenamento de grandes dimensões capaz de reter 46.000 metros cúbicos de águas residuais antes de estas passarem por um túnel para uma estação de tratamento. Só quando a água satisfizer os critérios sanitários exigidos é despejada no Sena.

Contudo, se na data da competição os níveis de qualidade não forem assegurados, já há alternativa. A maratona aquática terá lugar em Vaires-sur-Marne, onde se realizam as provas de remo e canoagem, e o triatlo será convertido em duatlo.

Ministra do Desporto também nadou no Sena

Na semana passada, no dia 13 de julho, a ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra, já tinha nadado nas águas do Sena para comprovar que os níveis de qualidade da água cumprem os valores de referência. Também Emmanuel Macron, Presidente francês, prometeu fazer o mesmo, contudo até ao momento ainda não cumpriu a promessa.

Os Jogos Olímpicos realizam-se na capital francesa de 26 a 11 de agosto.

Últimas