Jogos Olímpicos

Paris2024: nadar no rio Sena vai custar 1.400 milhões de euros

Há 100 anos que nadar nas águas do Sena é fortemente desaconselhado e a poluição é bem visível, mas os perigos nas águas do rio não se ficam pelo lixo visível.

SIC Notícias

Paris prepara-se para receber os Jogos Olímpicos no próximo ano. Na preparação, um dos grandes desafios é descontaminar o rio Sena.

O Sena é um símbolo da capital francesa que muitos turistas atravessam em cruzeiros para contemplar os principais monumentos de Paris, mas longe vão os tempos em que era possível ir a banhos no rio.

Há 100 anos que nadar nas águas do Sena é fortemente desaconselhado e a poluição é bem visível, mas os perigos nas águas do rio não se ficam pelo lixo visível. As análises recorrentes revelam riscos para a saúde ao nível bacteriológico.

Esta contaminação está associada à água de esgotos que acaba no rio e que quando chove chega ainda em maior quantidade.

“Estamos a medir indicadores de duas bactérias de matéria fecal, E. coli e Enterococcus. Vêm ambos da matéria fecal”, explicou Dans Angelescu, da empresa de análises de água

Emmanuel Macron garante que os atletas olímpicos vão mesmo nadar no rio Sena no próximo ano, estando por isso em marcha obras que rondam os 1.400 milhões de euros.


Últimas