A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos, em Paris, a ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra, nadou este sábado no Rio Sena, segundo avança a BFM TV, parceira da SIC.
De fato de mergulho e touca, a ministra entrou no rio, perto da Assembleia Nacional, acompanhada pelo triatleta Alexis Hanquinquant.
Também o Presidente Emmanuel Macron e a autarca de Paris, Anne Hidalgo, tinham prometido nadar no Sena. Mas até ao momento a ministra do Desporto foi a única que cumpriu.
Este foi um mergulho simbólico para provar que a qualidade da água do rio era boa, após terem sido levantadas dúvidas, tendo em vista os Jogos Olímpicos. A 16 de junho, os níveis de poluição estavam acima dos autorizados para a realização das provas olímpicas de triatlo e natação.
Entretanto, a água foi analisada pelas autoridades locais, que concluíram que há condições para a realização do evento.
"O pensamento que me move é todo o trabalho que tem sido realizado pelo Estado e pelas comunidades nos últimos quatro anos (...) Dissemos que estaríamos prontos e estamos", garantiu Oudéa-Castéra à BFM TV.
O canal de notícias francês adianta ainda que a presidente da Câmara de Paris é esperada na quarta-feira, para mais um mergulho.