Desporto

Mais de 50 barcos ensaiam no rio Sena cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Na segunda-feira, mais de meia centena de embarcações percorreram as águas do Sena, na capital francesa, de forma a aperfeiçoar a grande cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que contará com a presença de mais de 300.000 pessoas, a 26 de julho.

SIC Notícias

Cinquenta e cinco barcos percorreram o rio Sena, em Paris, na segunda-feira, durante um ensaio para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que arrancam na capital francesa a 26 de julho.

Foi entre a Pont d'Austerlitz e a Pont d'Iéna, ao lado da emblemática Torre Eiffel, que 55 embarcações se deslocaram de forma a aperfeiçoar ao milímetro aquilo que acontecerá durante a cerimónia que irá dar início à principal competição desportiva do mundo.

A Associated Press, citada pela France 24, escreve que as autoridades locais estão confiantes de que o evento, que durará quase quatro horas, decorrerá sem percalços e dentro do tempo estimado.

"Há seis meses, tivemos um atraso de 10 minutos na cronometragem e hoje estamos muito perto, quase ao segundo, dos nossos objetivos. Por isso, é muito satisfatório. Respeitámos um nível extremamente preciso de cronometragem", disse Thierry Reboul, diretor executivo das cerimónias.

Participaram também no exercício 10 lanchas da polícia e outras embarcações equipadas com câmaras de televisão. Em vários pontos estratégicos do percurso estavam também polícias armados. Os mais de 50 barcos atravessaram, no total, 16 pontes e passaram por alguns dos marcos mais emblemáticos de Paris, como o Grand Palais, onde se irão realizar as provas de esgrima e Taekwondo.

Cerca de 200 delegações participarão no evento

No "Dia D", cerca de 200 delegações olímpicas irão percorrer o trajeto em mais de 80 barcos. A viagem será de seis quilómetros, o que gerou bastante discussão por ser um evento exposto a potenciais perigos, nomeadamente ataques terroristas.

Tendo em consideração estas reservas, Emmanuel Macron, Presidente francês, admitiu, em abril, que a cerimónia poderia ser transferida para o Stade de France, se o nível de ameaça fosse elevado. No entanto, na segunda-feira, Thierry Reboul garantiu que tudo deverá desenrolar-se como previsto inicialmente, não estando, para já, em cima da mesa uma mudança de local.

O ensaio de segunda-feira não foi o último, estando ainda previsto para dia 24 de junho um grande teste antes do tão aguardado evento, que deverá levar até às margens do rio que percorre a cidade francesa 100 líderes mundiais e mais de 300.000 pessoas.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris está agendada para dia 26 de julho às 19:30 (hora local, 18:30 em Portugal continental).

Últimas