Sobre as críticas à atuação dos operacionais e falta de meios, o comandante da Proteção Civil, André Fernandes, diz que está disponível para colaborar numa eventual avaliação à atuação da Proteção Civil nos incêndios florestais dos últimos dias.
Na conferência de imprensa desta sexta-feira, adianta que já está em marcha o levantamento do global da ocorrências.
"Já está em marcha o levantamento das ocorrências e de tudo o que aconteceu para ser analisado e incorporado as lições que possam ser identificadas e apreendidas", afirma.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou esta sexta-feira que todos os grandes incêndios foram dados como dominados e que os meios deverão ser desmobilizados ao longo do dia.
Naquele que foi o último ponto de situação feito pela ANEPC sobre os incêndios, André Fernandes agradeceu aos operacionais envolvidos ao longo desta semana no combate aos fogos, em especial as corporações dos bombeiros, e dirigiu uma palavra de reconhecimento às populações afetadas.
Os incêndios que lavraram nas regiões Norte e Centro ao longo desta semana provocaram cinco mortos e 177 feridos, 17 dos quais graves, segundo números provisórios avançados pela Proteção Civil.