Incêndios em Portugal

"Sistema falhou, alguém tem que tirar conclusões": Liga dos Bombeiros critica gestão do combate aos incêndios

O Presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, criticou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pelo atraso no combate aos incêndios.

Elsa Gonçalves

Eduardo Horta

O presidente da Liga dos Bombeiros considera que o "sistema falhou" e que se devem tirar "conclusões" dos incêndios florestais desta semana. No funeral do bombeiro que morreu na segunda-feira na sequência dos fogos, António Nunes esclareceu que as consequências devem ser tiradas pelas coordenação técnico-operacional, referindo-se à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Mais tarde, em entrevista à SIC Notícias, o presidente da Liga dos Bombeiros reforçou as críticas à forma como o combate aos incêndios foi conduzido, destacando o atraso na resposta.

Por outro lado, Duarte da Costa, presidente da ANEPC, afirmou, em entrevista à RTP3, que está de "consciência tranquila" e que agiu de acordo com o que era necessário. Duarte da Costa remeteu para o governo a avaliação da resposta dada.

O responsável pela Proteção Civil ressaltou ainda que o perigo dos incêndios não foi totalmente eliminado e que o momento exige vigilância contínua.

Últimas