Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky diz "ser injusto" Ucrânia ficar de fora de encontro entre Trump e Putin

Donald Trump e Vladimir Putin devem reunir-se na próxima semana, nos Emirados Árabes Unidos, mas Zelensky não vai estar presente por decisão do presidente russo.

SIC Notícias

De Moscovo, já houve luz verde para as negociações bilaterais com Washington, mas a Ucrânia não está incluída. Zelensky diz que se trata de uma manobra de Putin para evitar que a ameaça das tarifas norte-americanas se concretize.

"Todos sabem, obviamente, que as decisões importantes na Rússia são tomadas por uma única pessoa e que essa pessoa tem medo das sanções dos EUA. É justo que a Ucrânia participe nas negociações", considera Volodymyr Zelensky.

O encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos deverá acontecer nos próximos dias na Arábia Saudita. Terá como foco a situação na Ucrânia, com o presidente do país fora da conversa por vontade de Putin.

A fim de travar o conflito de três anos e meio na Ucrânia, Trump ameaçou novas sanções contra a Rússia e os países que comprarem o petróleo. Diz que a decisão está nas mãos de Putin e que o prazo é curto.

Enquanto não chegam a um acordo de paz, no palco de guerra continuam a morrer civis durante ataques russos à Ucrânia.

Últimas