Donald Trump afirmou esta quinta-feira que aceita reunir-se com Vladimir Putin, mesmo que este não se encontre com Zelensky.
Questionado pela imprensa se Putin precisaria de se reunir com Zelensky para garantir um encontro com o Presidente norte-americano, Trump negou: "Não, não precisa".
Trump terá dito aos líderes europeus que quer reunir-se pessoalmente com Putin já na próxima semana e depois realizar uma reunião a três com Zelensky, em que teria o papel de mediador.
O Kremlin tem excluído um encontro entre Putin e Zelensky, que afirma fazer sentido apenas no final de um processo negocial, quando houver acordo em relação aos termos para a paz na Ucrânia.
A reunião entre os dois líderes foi confirmada por Washington e Moscovo, tendo o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov adiantado que deverá acontecer na próxima semana.
Um encontro Trump-Putin seria a primeira cimeira Estados Unidos-Rússia desde 2021, quando o ex-presidente Joe Biden se encontrou com o homólogo russo em Genebra.
Putin afirmou esta quinta-feira que os Emirados Árabes Unidos são um possível local para o encontro com Trump sobre a guerra na Ucrânia.
Com Lusa