Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: os bastidores de uma sala de espetáculos, agora lar de muitos

Os mais assustados são colocados na cave.

SIC Notícias

Mais de 100 pessoas continuam a precisar de abrigo num centro de cultura em Kharkiv, na Ucrânia. Já chegaram a ser 3.500, nos primeiros dias da guerra, mas a maioria acabou por partir para fora da cidade.

A equipa de enviados especiais da SIC mostra-nos como se arrastam os dias em cada canto dos bastidores de uma enorme sala de espetáculos, agora lar de muitos. Há de voltar o dia em que ao palco do centro de cultura em Kharkiv se componha e a plateia se encha.

Por agora, quase todos os cantos do interior da sala de espetáculos foram transformados em quartos. Nos camarins, os adereços aguardam cheios de pó sobre camas onde à noite muitos esperam o sono.

Os mais assustados são colocados na cave cujas paredes grossas e portas reforçadas contam a história de um bunker construído na Guerra Fria.

Ao longo do dia, quem aqui passa a noite sai para trabalhar ou para pedir ajuda ao Estado. Muitos dos que vivem em Kharkiv já não têm casa.

“O meu apartamento nem está danificado para dizer a verdade, mas destruíram tudo do 3.º ao 9.º andar. Dão cabo de tudo no mundo. O nosso prédio não tem telhado, não há canos, nem gás, tudo destruído, a nossa casa está sempre inundada se chove”, contou uma moradora à SIC.

Tantos passaram já por este lugar, alimentando-o com incontáveis histórias de sobrevivência e resignação. Juntas são o retrato dum país que resiste procurando ainda assim seguir em frente.

Últimas