A indicação de Alexandra Leitão para a corrida autárquica de Lisboa em nome do Partido Socialista veio clarificar uma corrida que pode ser o principal barómetro para se ver quem ganha e quem perde as autárquicas deste ano.
O PS parece apostado numa frente de esquerda que, para já, tem tudo para dar quase certo.
O Bloco de Esquerda já avançou com o nome de Carolina Serrão, mas isso não significa que o partido queira ir a votos sozinho, reafirmando “a sua abertura para um amplo debate programático”.
O Livre tem insistido na ideia de que ao contrário da Assembleia da República, nos municípios não é possível fazer geringonças e, portanto, quem tiver um voto a mais fica com a presidência. O PAN também não se põe fora de conversas à esquerda.
Mais difícil de convencer parece o PCP que foi o primeiro a apresentar um candidato e, partindo dos resultados das autárquicas de 2021 é partido de esquerda, a seguir ao PS, com mais peso eleitoral.
Apesar de tudo, uma frente de esquerda pode ser uma dor de cabeça para Carlos Moedas que há quatro anos conseguiu uma vitória escassa por 2.294 votos e teve de fazer um mandato com uma maioria de esquerda no executivo.
Ao contrário do que aconteceu em 2021, Moedas deve conseguir convencer a Iniciativa Liberal a entrar na coligação deste ano mas mesmo assim continua a ter o Chega livre à direita.
O partido de André Ventura não tem boas recordações das últimas autárquicas de Lisboa (não conseguiu eleger vereadores), mas com uma candidata forte este ano, o cenário pode mudar.
No Porto o PSD também está cheio de pedras na engrenagem. O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, é a escolha de Luís Montenegro, mas mesmo sem Rui Moreira, o movimento independente do atual presidente deve ir a votos com Filipe Araújo, até aqui vice de Moreira e que nesta sexta-feira viu mais de 140 personalidades do Porto declararem-lhe apoio.
Se juntarmos a isto a também possível candidatura do médico António Araújo, um nome do Chega e outro da Iniciativa Liberal, Manuel Pizarro pode esfregar as mãos de alegria.