Europeias 2024

Nestas europeias foi a Iniciativa Liberal que cantou vitória mais alto

A IL conquistou 9,07% (357.790 votos) e dois eurodeputados, ficando atrás do Chega que teve 9,79% (386.147 votos). João Cotrim Figueiredo e Ana Martins são os primeiros a representar o partido no Parlamento Europeu.

Vítor Lopes

Fernando Almeida

Álvaro Oliveira

A Iniciativa Liberal, com João Cotrim Figueiredo como cabeça de lista, cantou vitória nesta noite eleitoral. Elegeu dois eurodeputados e esteve perto de ficar em terceiro lugar.

Em noite de eleições, normalmente, todos ganham, mesmo quando perdem, mas foi a Iniciativa Liberal que nestas europeias cantou vitória mais alto.

João Cotrim Figueiredo e Ana Martins são os primeiros a representar o partido no Parlamento Europeu. Há cinco anos a Iniciativa Liberal ficou em 11.º lugar. Agora, ficou em 4.º lugar, a quase 30 mil votos do Chega.

Numas eleições muito menos participadas que as legislativas de março, as leituras nacionais podem ser várias.

A Iniciativa Liberal foi o único partido a crescer em número de votos nestas europeias... Será mérito do candidato?

"Não é nada. É da Iniciativa Liberal que teve, nestas eleições, a oportunidade de fazer aquilo que não pôde fazer em março, que é ter um único círculo nacional, não ter voto útil e ter uma proposta tão claramente melhor que os outros partidos. Nas europeias, percebeu-se que era claramente melhor, com uma visão integrada."

E essa confiança faz o presidente do partido, Rui Rocha, embarcar na mesma onda de otimismo. É o líder a aproveitar uma vitória, onde o candidato que escolheu teve um resultado melhor que o próprio Rui Rocha há três meses.


Últimas