Europeias 2024

Quem são os 21 eurodeputados que Portugal vai enviar para o Parlamento Europeu?

Os portugueses elegeram, este domingo, os 21 representantes nacionais no Parlamento Europeu. O Partido Socialista (PS) foi o grande vencedor da noite ao eleger oito eurodeputados e contabilizar o maior número de votos, seguindo-se da Aliança Democrática (AD) com sete eurodeputados. O Chega ficou em terceiro lugar e conseguiu eleger dois eurodeputados, superando a Iniciativa Liberal (IL) embora também tenha elegido dois. O Bloco de Esquerda e a CDU elegeram apenas um eurodeputado cada, os seus cabeças de lista. O Livre e o PAN foram os grandes derrotados da noite sem ter conseguido eleger qualquer eurodeputado.

Jean-Francois Badias/AP Photo

Mariana Jerónimo

Mais de 10 milhões de recenseados portugueses em Portugal e no estrangeiro foram chamados, este domingo, às urnas para eleger os 21 representantes nacionais no Parlamento Europeu. A taxa de abstenção deste ano rondou os 63,6% - uma taxa inferior à de 2019.

Durante a campanha eleitoral, os principais cabeças de lista tiveram oportunidade de dar a cara pelo seu partido político. Mas quem são os restantes eurodeputados que vão, de igual forma, representar Portugal na Europa?

Partido Socialista - Oito eurodeputados para o Parlamento Europeu

O Partido Socialista (PS) foi o grande vencedor da noite elegendo na totalidade oito eurodeputados para o Parlamento Europeu e alcançando o maior número de votos.

Marta Temido - Cabeça de lista do PS

Embora seja formada em Direito, acabou por se dedicar profissionalmente à área da saúde. Em 2018 assumiu funções como Ministra da Saúde durante o Governo de António Costa mas foi dois anos mais tarde, durante a pandemia da COVID-19, que os portugueses passaram a estar mais familiarizados com as suas funções e a sua cara.

No verão de 2022 apresentou a sua demissão do cargo de Ministra da Saúde e dois anos mais tarde apresentou-se como cabeça-de-lista do Partido Socialista (PS) apoiada por Pedro Nuno Santos, Secretário-Geral do PS.

Francisco Assis - Nº2 do PS

Aos 59 anos, Francisco Assis conta com uma "sólida" experiência parlamentar e não é novo nestas andanças das eleições europeias. Em 2014, Francisco Assis encabeçou a lista de candidatos do PS ao Parlamento Europeu, vencendo estas mesmas eleições.

Seis anos depois, em 2020, assumiu funções como presidente do Conselho Económico e Social, cargo que ocupou até 2024, quando assumiu a responsabilidade de encabeçar a lista do Partido Socialista às eleições legislativas pelo círculo eleitoral do Porto.

Ana Catarina Mendes - Nº3 do PS

Ana Catarina Mendes será a terceira eurodeputada que o PS irá enviar para o Parlamento Europeu. Dentro do seu partido assumiu funções como Secretária-Geral Adjunta do PS e em 2019 liderou a bancada parlamentar do seu partido na Assembleia da República.

Em 2022, sob o Governo de António Costa tomou posse como Ministra dos Assuntos Parlamentares tendo sob a sua tutela as pastas da Igualdade, Migrações, Juventude e Desporto. Foi responsável pela extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a criação da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Bruno Gonçalves - Nº4 do PS

Será o eurodeputado mais novo do PS a integrar o Parlamento Europeu. Aos 27 anos é Secretário-Geral da União Internacional da Juventude Socialista (YUSI) e também passou pelo cargo de Vice-Presidente da Internacional Socialista.

André Rodrigues - Nº5 do PS

Aos 47 anos é deputado e Vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Carla Tavares - Nº6 do PS

Além de candidata do PS ao Parlamento Europeu nas eleições europeias, é Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Presidente da Área Metropolitana de Lisboa e Vice-Presidente do Conselho da Europa - Poderes Locais.

Isilda Gomes - Nº7 do PS

Presidente da Câmara Municipal de Portimão, da Associação Nacional de Autarcas Socialistas e presidente da Comissão de Recursos Naturais (NAT), do Comité das Regiões.

Sérgio Gonçalves - Nº8 do PS

Desde 2019 que é deputado do Partido Socialista na Assembleia Legislativa da Madeira e também já assumiu o cargo de Presidente do PS.


Aliança Democrática (AD) - Sete eurodeputados no Parlamento Europeu

A Aliança Democrática (AD) foi o segundo vencedor da noite ao eleger sete eurodeputados.

Sebastião Bugalho - Cabeça de lista da AD

Começou a carreira como jornalista mas foi através do comentário político em algumas estações televisivas, incluindo a SIC Notícias, que o cabeça de lista da AD às eleições europeias conseguiu chamar à atenção dos portugueses.

Embora tenha dado a cara pela Aliança Democrática, Sebastião Bugalho sempre se assumiu como candidato independente ao Parlamento Europeu.

Paulo Cunha - Nº2 da AD

O atual número dois da AD ao Parlamento Europeu é Presidente da Distrital de Braga do PSD e desde 2022 que assume o cargo de Vice-Presidente do partido.

Ana Miguel Pedro Soares - Nº3 da AD

Foi indicada como terceiro nome da lista da AD às eleições europeias. É jurista e vogal da comissão política nacional do CDS-PP.

Hélder Sousa e Silva - Nº4 da AD

Presidente da Câmara de Mafra. É militante do PSD.

Lídia Pereira - Nº5 da AD

Desde 2018 que é Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu (YEPP).

Sérgio Humberto - Nº6 da AD

Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Paulo Nascimento Cabral - Nº7 da AD

Psicólogo Clínico de profissão e candidato pelos Açores às eleições europeias.


Iniciativa Liberal (IL) - Dois eurodeputados no Parlamento Europeu

João Cotrim Figueiredo - Cabeça de lista da Iniciativa Liberal

É deputado pela Iniciativa Liberal desde as Eleições Legislativas de 2019. Deixou a liderança do partido em 2022 e apoiou Rui Rocha na sua candidatura a Presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal. Em 2024 apresentou-se como cabeça de lista às eleições europeias pelo partido.

Ana Martins - Nº2 da Iniciativa Liberal

Vice-Presidente da Iniciativa Liberal.


Chega - Dois eurodeputados no Parlamento Europeu

António Tânger Corrêa - Cabeça de lista do Chega

Primeiro vice-presidente da direção nacional do Chega a convite de André Ventura. Foi embaixador de Portugal durante 40 anos e apresentado como cabeça de lista do Chega às eleições europeias.

Tiago Moreira de Sá - Nº2 do Chega

Ex-deputado do PSD e atualmente o número dois que vai representar o Chega no Parlamento Europeu.


Bloco de Esquerda (BE) - Um eurodeputado no Parlamento Europeu

Catarina Martins - Cabeça de lista do Bloco de Esquerda

Deputada à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda desde 2009. Ex-líder do BE e a única eurodeputada eleita pelo partido para o Parlamento Europeu.


CDU - Um eurodeputado no Parlamento Europeu

João Oliveira - Cabeça de lista da CDU

Presidente do Grupo Parlamentar do PCP entre 2013 e 2022 e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP. Único eurodeputado eleito pela Coligação Democrática Unitária (CDU).


PAN e Livre - Não elegeram eurodeputados para o Parlamento Europeu

Últimas