A Espanha venceu este domingo a Geórgia, por 4-1, e garantiu a presença nos quartos de final do Campeonato da Europa de 2024.
A 'La Roja', que fez uma fase de grupos imaculada, queria dar continuidade ao bom momento e garantir a passagem aos 'quartos' diante uma Geórgia, que vinha moralizada de uma vitória sobre Portugal e tinha agora a possibilidade de vencer o outro país da Península Ibérica.
Os espanhóis entraram pressionantes e dominavam o jogo por completos nos minutos iniciais, enquanto que os georgianos aguentavam como podiam a avalanche castelhana. Só que ao minuto 18 tudo mudou.
Num excelente contra-ataque da Geórgia, Otar Kakabadze recebeu a bola na direita e cruzou para o coração da área, onde o central espanhol Robin Le Normand colocou o esférico dentro da baliza. Kvaratskhelia estava mesmo ao lado, mas não foi preciso entrar em ação.
Estava aberto o marcador em Colónia, o primeiro golo sofrido pela Espanha na edição deste Campeonato da Europa.
Aos 39 minutos, a armada espanhola conseguiu limpar um pouco da imagem antes de ir para o intervalo.
Depois de uma bela jogada coletiva, Nico Williams rematou para a defesa de Giorgi Mamardashvili. Rodri não se deu por vencido e tentou servir um colega mas a bola voltou para os seus pés e à segunda tentativa rematou rasteiro para restabelecer o empate.
No segundo tempo, a Espanha apresentou-se com o objetivo de reverter a situação e sair com a vitória no bolso.
Aos 51 minutos, na sequência de um livre batido por Lamine Yamal, a bola voltou a circular para os pés do jovem do Barcelona, que teve espaço para cruzar. Ao segundo poste apareceu Fabián Ruiz, para fazer o seu segundo golo neste Europeu.
Aos 75 minutos, foi a vez da Geórgia a provar o sabor do contra-ataque. Num lance em que Nico Williams driblou o adversário antes de finalizar e matar o jogo e as esperanças georgianas.
Oito minutos depois, mais um golo espanhol. Mikel Oyarzabal libertou a bola para Dani Olmo, que à entrada da área, rematou para o canto inferior esquerdo, não dando qualquer hipótese de defesa a Mamardashvili.
Nos quartos de final, em jogo marcado para sexta-feira, em Estugarda, a Espanha, vencedora da prova em 1964, 2008 e 2012, defronta a Alemanha, que se sagrou campeã em 1972, 1980 e 1996.