A Alemanha venceu este sábado a Dinamarca, por 2-0, e apurou-se para os quartos de final do Euro 2024.
Depois da eliminação da campeã Itália, a anfitriã não queria ser a segunda surpresa do dia e até entrou com vontade de resolver o jogo nos primeiros minutos.
Aos quatro minutos, Toni Kroos bateu o primeiro canto do encontro, a bola sobrou para Nico Schlotterbeck que cabeceou para o fundo das redes de Kasper Schmeichel.
O público presente no Signal Iduna Park, em Dortmund, foi ao rubro, mas o árbitro inglês Michael Oliver colocou fim aos festejos, depois de detetar uma falta ofensiva por parte dos germânicos. Mantinha-se o 0-0.
A equipa da casa não desistia de abrir o marcador cedo e até dispôs de diversas oportunidades mas o pouco acerto ou um Schmeichel inspirado impediam a festa.
Ao minuto 35 o jogo teve de ser interrompido devido à intempérie que caia naquele momento. Uma trovoada abateu-se junto ao palco do encontro e Michael Oliver, apontando para os raios que se viam no céu, não teve outra opção senão ordenar que as duas equipas deixassem o terreno de jogo e recolhessem aos balneários.
Alguns dos adeptos dinamarqueses presentes no estádio do Borussia Dortmund não viram este acontecimento como uma adversidade e aproveitaram para "refrescar as ideias", mesmo que isso implique ficarem doentes.
Cerca de 25 minutos depois, a partida foi retomada e a formação nórdica ganhou um boost de confiança e esteve muito perto de se colocar na frente do marcador.
No segundo tempo, a toada foi a mesma. Um futebol atrativo das duas equipas e a Dinamarca chegou mesmo ao tão almejado golo.
Aos 48 minutos, num cruzamento pela direita, Thomas Delaney fez um primeiro remate a bola sobrou para o Joachim Andersen, que atirou para o fundo das redes à guarda de Manuel Neuer. Um minuto depois, Michael Oliver anulou o golo após ouvir o VAR. Jannik Vestergaard estava adiantado no início da jogada.
Aos 51 minutos, o VAR chamou o árbitro para visionar as imagens de um possível penálti por mão de Andersen na sequência de um cruzamento de Kai Havertz. O defesa do Crystal Palace foi do Céu ao Inferno em poucos minutos depois de ver o penálti ser assinalado.
Na marcação do castigo máximo, Havertz rematou mesmo colocado ao poste direito. Kasper Schmeichel ainda adivinhou o lado mas não conseguiu evitar o golo do avançado do Arsenal.
Aos 68 minutos, a Alemanha ampliou a vantagem. Uma transição rápida na sequência de um passe longo de Schlotterbeck, Jamal Musiala escapou pela esquerda e entrou na área para fazer o 2-0 com um remate cruzado.
Com este resultado, a 'Mannschaft', que terminará no 'top 8' pela 10.ª vez, vai em busca de repetir os títulos de 1972, 1980 e 1996, os dois primeiros como RFA.
Nos quartos de final, na sexta-feira, em Estugarda, a Alemanha vai defrontar o vencedor do embate entre a Espanha e a Geórgia, que medem forças no domingo, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Colónia.