Vídeos

Inglaterra bate a Eslováquia em reviravolta épica e mantém o sonho no Euro 2024

Houve jogo até ao fim. Os ingleses, que entraram adormecidos (novamente), estiveram a perder mais de uma hora de jogo conseguiram levar a decisão para o prolongamento e depois carimbar a passagem aos 'quartos'.

Rafael Carvalho Ferreira

A Inglaterra venceu este domingo a Eslováquia, por 2-1, e mantém a esperança de conquistar o Campeonato da Europa de 2024 e vingar a derrota de 2021, em pleno Wembley.

"Está de volta a casa, está de volta a casa, o futebol está de volta a casa", diz a letra da canção 'Three Lions'. Mas quem esteve muito perto voltar para casa foi a seleção inglesa, e de mãos abanar. Mas sobre isso já lá vamos.

Depois do último jogo que deixou alguns adeptos com sono, a Inglaterra queria afastar a sonolência frente à surpreendente Eslováquia. E até conseguiu ser mais dinâmica nos primeiros minutos mas sempre inofensiva.

Os eslovacos começavam a ameaçar a baliza de Jordan Pickford, com Juraj Kucka e Lukas Haraslin a fazerem a cabeça em água ao guarda-redes do Everton. Até que as intenções de golo se concretizaram.

Aos 25 minutos, Dávid Strelec, pressionado por John Stones, libertou Ivan Schranz que, numa arrancada, ultrapassou Kobbie Mainoo em velocidade e finalizou para o fundo da baliza à guarda de Pickford. Um toque subtil que expôs as fragilidades da defesa inglesa.

Uma primeira parte muito aquém da seleção dos "Três Leões", que voltou a mostrar os sinais débeis das partidas da fase de grupos. Já a Eslováquia, mostrou-se coesa, organizada e pragmática, e foi para o descanso na frente do marcador.

No segundo tempo, os ingleses entraram com todo o gás e até colocaram a bola dentro da baliza defendida por Martin Dúbravka mas não contou.

Aos 51 minutos, Kieran Trippier cruzou de forma precisa para dentro da pequena área, mas Phil Foden surgiu ligeiramente adiantado em relação à defensiva eslovaca e o lance foi invalidado por fora de jogo.

Apesar de várias oportunidades para os dois lados ao longo da segunda parte, o resultado só viria a sofrer alterações no tempo de compensação.

Aos 90+5, a um minuto do final, num lançamento longo de Kyle Walker, Marc Guéhi desviou de cabeça e Jude Bellingham fez o empate numa bicicleta ao estilo de Cristiano Ronaldo de outros tempos.

O jogo foi para o prolongamento 'quentinho' e os ingleses estavam com ganas de uma remontada, e foi mesmo isso que aconteceu. Logo no primeiro minuto da meia hora adicional, deu-se o 2-1.

Uma bola recuperada de ressalto em ressalto, Ivan Toney cabeceou na esquerda para Harry Kane, também de cabeça, finalizar para o fundo da baliza eslovaca. Depois de 90 minutos em que nada saia bem à Inglaterra, bastaram escassos instantes para o cenário mudar por completo.

Nos quartos de final, em encontro marcado para sábado, em Dusseldorf, a Inglaterra vai defrontar a Suíça, que no sábado eliminou a campeã em título Itália (2-0).

Craque do jogo: Jude Bellingham

Últimas