Eleições nos EUA

Voto latino em Trump aumentou para 46% e ajudou à vitória

Se Donald Trump, assim como prometeu, expulsar todos os imigrantes ilegais a viver no pais, deverá expulsar cerca de 10 milhões de pessoas.

Joana Latino

Se Trump expulsar todos os imigrantes ilegais a viver nos Estados Unidos expulsa o equivalente a Portugal porque os sem papéis podem ser 10 milhões. A esmagadora maioria vem da América do Sul, ou seja, são latinos.

Já os latinos legalizados, que representam um quinto da população norte-americana, viraram o voto nos democratas para os republicanos e se há 4 anos 32% votaram Trump, nesta terça-feira esse número subiu para 46%. 

“Não devemos ter medo por causa da cor da nossa pele. Não devemos ter medo. Se formos bons cidadãos, se fizermos o que devemos fazer, porque haveríamos de ter medo? Eu não tenho. Não tenho medo nenhum. Isto é a América”, diz uma imigrante. 

E não é uma América qualquer. É o estado do Arizona que a sul tem fronteira com o México, de onde chega a maioria dos imigrantes à procura do sonho americano e onde chegou a realidade distorcida da retórica de Trump.

“Tenho falado com muitos outros latinos, membros da minha família, amigos e familiares. Muitos deles são da opinião que.. ouviram dizer que os imigrantes estão a receber coisas de graça, casas de graça, comida de graça, combustíveis. E disseram que queriam votar em Trump porque acreditam que, se ele chegar ao poder, vai tirar daqui todos esses imigrantes maus. E assim nós vamos receber muitas das coisas que eles estão a receber de graça”, explica outro imigrante. 

O argumento do dinheiro parece ter convencido, então, os latinos que acham que a economia é mais importante que, por exemplo, o direito das mulheres decidirem interromper uma gravidez.

Há 62 milhões de latinos a viver nos Estados Unidos. São um quinto da população e têm tradições que explicam o porquê de não se reverem no que representa Kamala Harris.

Em pleno Texas, o voto foi de quase 60% em Trump no condado de Starr, na cidade de Rio Grande, a mais latina de todos os Estados Unidos com 97% de hispânicos e na fronteira com o México.

"O que está ele a fazer? Está a falar de “la raza”. Voltar atrás nisto e naquilo “eles estão a comer cães” e afins. O que estamos à espera que ele faça? É isso que quero dizer. vai sair o tiro pela culatra. As pessoas pensam que estão seguras porque votaram no gringo? Porque votaram nele? E sentem-se seguras, mas não estão seguras”, explica um imigrante apoiante de Kamala Harris. 

Alguns concordarão com este receio do futuro, mas um quarto dos hispânicos defende que os ilegais devem ser deportados para os países de origem.

Últimas