Se tempos houve em que a comunidade portuguesa imigrante no estado norte-americano da Flórida era maioritariamente democrata, esses tempos já lá vão. Hoje, grande parte dos portugueses que lá vivem são republicanos convictos e apoiantes de Donald Trump.
É o caso de Tony Amaral, que a SIC encontrou na cidade de Palm Coast, uma área onde residem muitos portugueses com origem, sobretudo, nas regiões dos Açores, do Minho e do distrito de Aveiro.
Tony, que está há várias décadas em solo americano – passou primeiro pela Nova Jérsia, antes de se mudar para a Flórida, explica aquilo que o fará votar em Trump, nestas eleições presidenciais: “É um homem que não dá nada a ninguém”.
“Todo o mundo tem de trabalhar para o que merece”, elabora este imigrante português. “Trabalho neste país há 59 anos. Descontei toda a minha vida. Sempre trabalhei para o que tenho.
Tony Amaral considera que, hoje, os novos imigrantes que entram nos Estados Unidos “não trabalham e recebem um cheque em casa”.
“Não há pessoas a trabalhar, porque os democratas mandam dinheiro para casa. Não está certo”, insiste. “Nós dependemos de nós próprios. Não dependemos do Estado. É por isso que acredito no Trump.”