Eleições nos EUA

Porque é que os imigrantes portugueses nos EUA votam em Trump? “É um homem que não dá nada a ninguém"

A SIC encontrou uma comunidade de portugueses, no estado da Flórida, onde predomina o voto republicano. Apesar de serem imigrantes, não querem “as portas abertas” para quem vem de fora dos Estados Unidos da América.  

Ricardo Costa

Manuel Ferreira

SIC Notícias

Se tempos houve em que a comunidade portuguesa imigrante no estado norte-americano da Flórida era maioritariamente democrata, esses tempos já lá vão. Hoje, grande parte dos portugueses que lá vivem são republicanos convictos e apoiantes de Donald Trump. 

É o caso de Tony Amaral, que a SIC encontrou na cidade de Palm Coast, uma área onde residem muitos portugueses com origem, sobretudo, nas regiões dos Açores, do Minho e do distrito de Aveiro.  

Tony, que está há várias décadas em solo americano – passou primeiro pela Nova Jérsia, antes de se mudar para a Flórida, explica aquilo que o fará votar em Trump, nestas eleições presidenciais: “É um homem que não dá nada a ninguém”. 

“Todo o mundo tem de trabalhar para o que merece”, elabora este imigrante português. “Trabalho neste país há 59 anos. Descontei toda a minha vida. Sempre trabalhei para o que tenho. 

Tony Amaral considera que, hoje, os novos imigrantes que entram nos Estados Unidos “não trabalham e recebem um cheque em casa”. 

“Não há pessoas a trabalhar, porque os democratas mandam dinheiro para casa. Não está certo”, insiste. Nós dependemos de nós próprios. Não dependemos do Estado. É por isso que acredito no Trump. 

Últimas