Eleições nos EUA

Obama alerta: apesar de Trump agir como um “pateta”, elege-lo pode ser “perigoso”

O antigo Presidente, que tem estado ao lado de Kamala Harris na campanha para as eleições norte-americanas de 5 de novembro, deixou duras críticas ao candidato republicano.

Ana Rute Carvalho

O antigo Presidente Barack Obama afirmou esta quinta-feira, num comício na Geórgia, que a eleição de Donald Trump como Presidente seria perigosa para os Estados Unidos da América.

Obama, que tem estado ao lado da candidata democrata Kamala Harris nos Estados decisivos, na campanha para as eleições norte-americanas de novembro, deixou duras críticas ao republicano e disse que ele só pensa em si próprio.

“O que eu não consigo entender é porque é que alguém pensaria que Donald Trump iria lidar com as coisas de forma a ser bom para nós, porque não há absolutamente nenhum indício de que este homem pense em alguém para além dele próprio”, afirmou o antigo líder norte-americano.

“Ele age de forma tão louca e isso tornou-se tão comum, que as pessoas já não o levam a sério (...) O facto de ele agir como um pateta não significa que uma presidência dele não seja perigosa.”

No discurso, Obama elogiou Kamala, “uma líder que passou a vida a lutar em nome de pessoas que precisam de uma voz", e deixou uma bicada à recente ida de Trump à cadeia de restaurantes de fast food McDonald’s.

“Kamala não nasceu num ambiente privilegiado. Foi criada numa família de classe média. Trabalhou no McDonald’s quando estava na faculdade para pagar as despesas. Não fingiu que trabalhava no McDonald’s quando o restaurante estava fechado.”

De acordo com a campanha democrata, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes no comício na Geórgia, superando as 17 mil que Harris atraiu em Greensboro, Carolina do Norte, no início de setembro.

Além de Obama, estiveram ainda presentes o músico Bruce Springsteen, o produtor Tyler Perry e o cineasta Spike Lee.

É a mais recente tentativa da campanha democrata em capitalizar o apoio de estrelas do cinema e da música para reunir eleitores nos últimos dias de uma disputa eleitoral acirrada contra o rival republicano Donald Trump.

Esta sexta-feira, Kamala Harris irá aparecer com a cantora Beyoncé, em Houston, e, no sábado, deverá ser a vez de Michelle Obama, no Michigan, um dos sete swing states.

Últimas