Crise Política

Demissão de João Galamba: "Algo aconteceu no fim de semana que o fez mudar de ideias"

Cristina Figueiredo considera que João Galamba sai com alguma dignidade por se ter demitido antes da reunião de terça-feira entre o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Cristina Figueiredo

João Galamba demitiu-se esta segunda-feira, deixando o cargo de ministro das Infraestruturas depois de ter sido constituído arguido na Operação Influencer. A editora de política da SIC, Cristina Figueiredo, refere que a demissão só se tornou pública após terem sido tornadas públicas as medidas de coação aplicadas aos arguidos que tinham sido detidos.

“Talvez o estranho tenha sido não ter acontecido mais cedo [a demissão], nomeadamente na semana passada, assim que soube que estava constituído arguido”, disse.

Cristina Figueiredo considera que o tom do ministro das Infraestruturas, no comunicado enviado às redações, se assemelha à declaração de António Costa quando sublinhou a importância da atração de investimento estrangeiro para o país.

João Galamba demite-se depois de ter garantido na sexta-feira, quando foi ao Parlamento falar sobre o Orçamento do Estado, que não o iria fazer. A editora da SIC considera que algo se passou durante o fim de semana.

“Algo aconteceu durante o fim de semana: a tal reflexão pessoal e familiar que o fez mudar de ideias antecipando também, provavelmente, a que seria a conclusão da reunião de amanhã do primeiro-ministro com o Presidente da República, onde a permanência de João Galamba no Governo seria discutida mais uma vez”, apontou.

Últimas