As análises feitas às 20 pessoas que chegaram este domingo a Portugal vindas da China, por causa do surto do novo coronavírus, deram negativo.
A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que os portugueses estão bem e continuam sem apresentar quaisquer sintomas.
Mais sobre o coronavírus:
- Quem denunciou o início do surto de coronavírus?
-
Portugal está a tomar as medidas mais indicadas em relação ao coronavírus?
MAIS DE 360 MORTOS E QUASE 3 MIL CASOS
O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus subiu para 362, depois de 56 pessoas terem morrido na China e uma nas Filipinas, anunciaram esta segunda-feira as autoridades da província de Hubei.
No seu balanço diário, a comissão de saúde da província onde se situa Wuhan, a cidade onde começou o contágio, afirmou que foram registados 2.829 novos casos.
O QUE SÃO CORONAVÍRUS?
São uma larga família de vírus que vivem noutros animais (por exemplo, aves, morcegos, pequenos mamíferos) e que no ser humano normalmente causam doenças respiratórias, desde uma comum constipação até a casos mais graves, como pneumonias.
Os coronavírus podem transmitir-se entre animais e pessoas. A maioria das estirpes de coronavírus circulam entre animais e não chegam sequer a infetar seres humanos. Aliás, até agora, apenas seis estirpes de coronavírus entre os milhares existentes é que passaram a barreira das espécies e atingiram pessoas.
O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS DA CHINA, COM O NOME 2019-NCOV?
Trata-se de um vírus da mesma família do vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (que provocava pneumonias atípicas e atingiu o mundo em 2002-2003) e da Síndrome Respiratória do Médio Oriente, em 2012.
Estes dois tipos de coronavírus são até agora os que tiveram capacidade de atravessar a barreira das espécies e de se transmitir a humanos e que apresentam quadros de alguma gravidade, explicou à agência Lusa o pneumologista Filipe Froes.