Consulta aberta

Tomar medicamentos homeopáticos para curar uma constipação: sim ou não?

Desta vez quem vem à consulta é a minha mãe. Esteve constipada e vem dizer-me que começou a tomar um medicamento homeopático e ao quinto dia estava ótima. Mas afinal o que é isto da homeopatia?

Margarida Graça Santos

Homeopatia é a medicina alternativa mais controversa, mas também a mais popular. Foi desenvolvida no final do século XVIII e baseia-se essencialmente em dois princípios, o primeiro é que a substância que leva a sintomas numa pessoa saudável, é a mesma que os trata numa pessoa doente. Ou seja, usam-se nestes medicamentos ingredientes que causam a doença que queremos curar.

De acordo com esta teoria uma planta que dá febre pode ser usada para tratar a febre e um café que dá insónia pode ser usado para tratar essa mesma insónia.

O segundo princípio diz que ao diluir os ingredientes, se aumenta o seu efeito curativo. Para fazer isto os ingredientes são dissolvidos em água destilada ou álcool, e depois pega-se numa gota dessa mistura e dilui-se a um décimo da sua concentração original.

Depois repete-se este processo milhares e milhares de vezes até se obter uma solução que já não tem praticamente vestígios da substância usada.

Eu sei, soa estranho, mas a homeopatia defende que de alguma forma a água que se usou para fazer esta diluição fica marcada e tem por isso um efeito benéfico, e quanto mais se diluir, mais potente é.

Infelizmente, nenhuma evidência suporta esta teoria. Não temos estudos de boa qualidade que demonstrem eficácia dos medicamentos homeopáticos, seja para tratar constipações ou dores de cabeça.

No vídeo da Consulta Aberta desta semana, vamos analisar um medicamento homeopático muito conhecido que promete tratar gripes e constipações, o que a minha mãe tomou. Veja o resultado.


Últimas