Consulta aberta

Porque tenho queda (ou será perda) de cabelo?

Estima-se que cerca de 80% dos homens e 40% das mulheres desenvolvam queda de cabelo significativa ao longo do tempo. Por interferir tanto na autoestima, é habitual que se procure uma solução rápida para evitar que isto aconteça.

Margarida Graça Santos

Antes de começar a ver voos para ir à Turquia fazer um transplante mais barato, vamos tentar perceber o que é a queda ou a perda de cabelo, que são coisas diferentes.

A queda de cabelo é um processo normal. Acontece todos os dias e está associada ao ciclo de vida do pelo em si. Podemos imaginar no nosso couro cabeludo uma fábrica com 100 a 150 mil máquinas, que trabalham para produzir os fios de cabelo que vemos e que, diariamente, vão deixando cair um fio ou outro - é normal e faz parte do funcionamento da fábrica.

Por isso é que todos os dias vemos alguns cabelos na escova ou perdidos na almofada. Agora, quando a queda de cabelo é maior do que é habitual, podemos estar a falar de perda de cabelo - esta sim, motivo para consulta.

As causas podem ser várias e algumas são facilmente identificadas, assista ao vídeo da Consulta Aberta desta semana e fique a conhecer as mais frequentes. Apesar de alguns casos serem difíceis de tratar eficazmente, existem várias opções terapêuticas que podem ajudar antes de se avançar para um transplante.

O mais importante é que os tratamentos sejam dirigidos e adequados a cada tipo de perda de cabelo. Comprar suplementos sem grande critério vai ter mais efeito na sua carteira do que no couro cabeludo.

Últimas