A laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata. Verdade ou mito? É muito difícil encontrar fundamento científico que suporte esta teoria e a sua origem também não é clara. Na Consulta Aberta desta semana são explicadas as duas hipóteses mais plausíveis.
Sendo a laranja uma fruta ácida, poderia criar algum desconforto ou sensação de azia na hora de dormir mas, na maioria das vezes, o desconforto associado à última refeição do dia não têm tanto a ver com acidez do que se come, mas sim com a quantidade.
É certo que a medicina não é uma ciência exata, mas o que a Consulta Aberta pretende é desmistificar ideias que vão ficando ao longo do tempo, mesmo que não haja qualquer evidência que as suporte. Especialmente quando estas podem fazer com que deixe de consumir fruta ao longo do dia.
O que interessa saber é que o consumo de fruta fresca e inteira tem benefícios para a saúde e muitas vezes também acaba por ser uma alternativa bastante mais barata e saudável comparada com outros lanches ou sobremesas mais processadas. E isto é verdade seja manhã, tarde ou noite.