Israel deu início na noite desta segunda-feira a uma nova fase da ofensiva no Médio Oriente, com uma operação terrestre no sul do Líbano contra alvos do Hezbollah. Esta terça-feira, o Irão avançou com um ataque com mísseis balísticos contra várias cidades de Israel.
O corresponde da Sky News no Médio Oriente acompanhou grande parte do ataque iraniano em direto para a televisão britânica parceira da SIC.
Alistair Bunkall, jornalista que vive em Israel há vários anos, fala num ataque sem precedentes e de consequências imprevisíveis.
"Vivo neste país há vários anos e vi o sistema de defesa israelita funcionar muitas vezes, mas não me lembro de um ataque desta dimensão, desde os dias de 7 de outubro e depois. Parece-me um ataque muito forte e sustentado contra Israel."
O jornalista estava no centro de Telavive e ainda via “muitas luzes a piscar no céu”, que “pareciam cometas”. Diz que ainda é difícil perceber a dimensão exata do ataque do Irão, porque as luzes não são facilmente identificáveis.
"Não tenho certeza se é a cúpula de ferro ou se são mísseis balísticos iranianos.”