Acidente no Elevador da Glória

Elétrico batizado com o nome de André Marques, guarda-freio foi homenageado no 153.º aniversário da Carris

André Marques foi uma das vítimas mortais do acidente no Elevador da Glória. Era o guarda-freio que operava a carruagem no momento da tragédia. Em "reconhecimento da sua dedicação e profissionalismo", é homenageado pela Carris e pela Câmara de Lisboa.

Câmara Municipal de Lisboa

Rita Rogado

Foi colocado em circulação, esta quinta-feira, um elétrico com o nome de André Marques, o guarda-freio que morreu no acidente no Elevador da Glória. A homenagem acontece no aniversário dos 153 anos da Carris.

A Câmara de Lisboa informa, em comunicado, que foi colocado em circulação um elétrico articulado com o nome de André Marques "em reconhecimento da sua dedicação e profissionalismo".

A autarquia realça a "lealdade, excelência e humanidade" de André Marques nos 15 anos ao serviço da Carris.

“André Marques representou o melhor da Carris e da cidade de Lisboa. Era um profissional amável, sorridente e sempre disponível para ajudar. A sua perda é irreparável, mas o seu legado viverá nas ruas que percorreu e nos corações de quem com ele se cruzou”, diz o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

De acordo com a autarquia, o "gesto simbólico" pretende também "valorizar todos os trabalhadores" da Carris, cuja "dedicação é essencial" para o funcionamento da mobilidade urbana em Lisboa.

A decisão de batizar o novo elétrico "surge num momento de profunda consternação". Nesse sentido, a Carris cancelou o tradicional desfile de Clássicos do Museu da Carris, que iria decorrer no sábado.

À semelhança do veículo, também uma rua vai ter o nome de André Marques.

André Marques trabalhava há 15 anos na Carris e era guarda-freio da Estação de Santo Amaro.

As primeiras (e únicas até esta quinta-feira) informações oficiais sobre o acidente concluem que o guarda-freio acionou de imediato os travões no momento do descarrilamento.

Últimas