Cultura

Escola de John Lennon escondeu durante anos a escrivaninha da estrela dos Beatles, agora vai poder ser vista por todos

O diretor da escola não queria que o “mau aluno” Lennon fosse associado à instituição de ensino. Por isso, mandou guardar os vestígios da presença do músico. Agora, o objeto foi encontrado e pode ser admirado pelos fãs.

AP Photo

Rita Carvalho Pereira

Uma escrivaninha usada por John Lennon na juventude vai ser exposta ao público, em Liverpool. O móvel, que tinha sido escondido no sótão da antiga escola do músico, o liceu de Quarry Bank, é a mais recente aquisição do Museu dos Beatles. 

De acordo com o Jornal The Guardian, John Lennon – que tinha a fama de ser uma “dor de cabeça” para os professores” - frequentou aquela escola entre 1952 e 1957. Reza lenda que funcionários da escola esconderam a escrivaninha, depois de Lennon ter atingido o estrelato.

“A história que se conta é que, quando John alcançou alguma fama com os Beatles, por volta de 1963 ou 1964, o diretor da escola, Bill Pobjoy, pediu ao contínuo para desmontar e guardar a antiga secretária, conta Tom Barry, um atual professor da escola, citado pelo The Guardian. 

“Não tínhamos a certeza se era realmente a secretária de John. Mas agora encontrámos um documento da assistente pessoal do diretor a indicar a tarefa para o contínuo, por isso temos provas escritas”, sublinha.  

Mas por que motivo quis a escola esconder os vestígios da passagem da estrela dos Beatles? Quando John deixou a escola, ele era tão agressivo e tão mau aluno que a escola não queria reconhecer que ele alguma vez tivesse ali andado e removeu qualquer vestígio dele”, explica Tom Barry. 

O móvel terá ficado “guardado durante anos”, e, entretanto, a chave do sótão onde se encontrava perdeu-se. “Tivemos de arrombar a porta para chegar até ele, conta o professor da escola. 

Agora, em vez de segredo, os tempos de John Lennon na escola são motivo de orgulho para a instituição. A secretária de Lennon, juntamente com um livro de matrículas assinado pela tia do músico e outros objetos dos seus tempos de escola, vai passar a estar exposta ao público no Museu dos Beatles, em Liverpool.

Últimas