O Sporting goleou esta quinta-feira os cazaques do Kairat Almaty, em Alvalade, por 4-1, na primeira ronda da fase liga da Liga dos Campeões.
Depois da vitória pela margem mínima em Famalicão na última jornada do campeonato, Rui Borges fez algumas mexidas no 'onze' dos leões.
Eduardo Quaresma foi a grande surpresa, tal como o regresso de Maxi Araújo, que recuperou da lesão, e de Iván Fresneda, que tinha ficado no banco durante o último jogo. Pedro Gonçalves esteve em risco devido a problemas físicos, mas integrou a lista de titulares.
O primeiro golo da partida só surgiu perto do final da primeira parte. Aos 44 minutos, quando a frustração já se fazia sentir em Alvalade, um passe frontal de Gonçalo Inácio, um desvio de calcanhar de Giorgi Kochorashvili e uma belíssima finalização de Francisco Trincão de fora da área abriram o marcador.
No segundo tempo, o Kairat Almaty veio com vontade de fazer uma 'gracinha' mas a finalização não foi a melhor.
Soltou-se o ketchup
Com uma vantagem tangencial, os 'verdes e brancos' fizeram-se à vida e os golos apareceram como ketchup.
Aos 65 minutos, Fresneda passou a bola a Trincão que voltou a fazer o que melhor sabe. Mais um golo do camisola 17 dos leões, novamente de fora da área.
Dois minutos depois, chegou o terceiro tento leonino. Alisson, que estava há poucos minutos em campo, recebeu a bola à entrada da área e atirou forte para a tranquilidade do leão.
Um minuto depois, uma chuva de golos atingiu Alvalade. Geovany Quenda driblou pela direita antes de finalizar junto ao poste mais distante. Um belo lance do jovem jogador, que já foi contratado pelos ingleses do Chelsea.
Aos 85 minutos, a formação cazaque fez o 'golo de honra'. Ricardinho apareceu pela direita, cruzou para a zona do compatriota, Edmilson Santos, que reduziu com um belo vólei.
O Sporting soma os primeiros três pontos, naquele que foi o primeiro triunfo do técnico Rui Borges na 'Champions' ao quinto jogo disputado, e visita na próxima ronda os italianos do Nápoles, em jogo marcado para o dia 1 de outubro.
Alvalade confundiu-se: Champions começou… com hino da Liga Europa
O início do jogo em Alvalades ficou marcado por um momento inesperado. Quando as equipas entraram em campo para a cerimónia inicial, ouviu-se nos altifalantes do Estádio de Alvalade o hino da Liga Europa, em vez do hino oficial da Liga dos Campeões.
O erro foi rapidamente corrigido, sendo logo depois transmitido o hino correto, numa altura em que os adeptos reagiram com aplausos e sorrisos nas bancadas.