O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, visitou esta quinta-feira a Base Aérea de Beja, acompanhado pelo homólogo sueco, numa iniciativa que serviu para reforçar os laços bilaterais no sector da defesa, num momento marcado por um novo contexto geopolítico internacional.
Durante a visita, Nuno Melo destacou a parceria entre Portugal e a construtora aeronáutica brasileira Embraer no desenvolvimento das aeronaves KC-390. O ministro classificou esta colaboração como "muito vantajosa", sublinhando que gera lucros significativos para o país.
A Suécia tem um acordo com a Embraer para a compra de quatro aviões KC-390, um negócio que deverá render cerca de 44 milhões de euros para Portugal, graças à participação nacional no projeto.
A visita serviu ainda para reforçar a cooperação entre os dois países no domínio da defesa, tendo em conta as preocupações crescentes com a segurança europeia. O ministro da Defesa sueco salientou a importância desta aliança, alertando para as recentes movimentações da Rússia no mar Báltico e no oceano Atlântico.
Face à guerra na Ucrânia, a Suécia anunciou que irá aumentar o investimento na área da Defesa.
Já Portugal assinou recentemente um memorando com a Embraer com vista à aquisição de mais dez aeronaves KC-390. A estratégia passa por revender esses aparelhos a outros países. Entre os potenciais interessados estarão a Grécia, os Países Baixos e Marrocos.