O PSD considera que a proposta do PS para eliminar o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) não passa de uma manobra eleitoral. Hugo Carneiro, vice-presidente da bancada parlamentar dos sociais-democratas, entende também que a preocupação do Governo com o ambiente era falsa.
Hugo Carneiro explica que o Partido Socialista entregou as propostas ao Orçamento do Estado muito para lá das 18:00 de terça-feira - hora limite estipulada -, sendo que a proposta que reverte o aumento do IUC "foi a a última a ser entregue" pelos socialistas.
O vice-presidente da bancada parlamentar dos "laranjas" acusa o Governo de mentir acerca da preocupação ambiental por detrás do aumento do imposto.
Nota que no documento apresentado, o PS refere que "tem preocupações com as classes mais desfavorecidas", algo que o PSD "disse desde o início", afirma.
"Há aqui um caso paradigmático. É que o líder da bancada socialista, há cerca de três semanas, defendeu a medida do agravamento do IUC no espaço público e no Parlamento e agora assina uma proposta para recuar neste agravamento", atira.
"A grande justificação"
Hugo Carneiro considera que "a grande justificação" para esta mudança "são as eleições" legislativas marcadas para março do próximo ano, na sequência da demissão do primeiro-ministro:
"Esta é a verdadeira razão que justifica o recuo do PS. Provavelmente contra a vontade do primeiro-ministro, do ministro das Finanças, mas já não são eles que comandam a vida interna do PS".
Acrescenta que a reversão da medida que tanta polémica causou "nunca foi uma questão eleitoral" para o PSD, mas sim "uma questão de justiça social".
Na proposta de alteração apresentada esta terça-feira pelo grupo parlamentar do PS, os socialistas defendem que "o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade".