Economia

Em média são precisos 15 anos de salários para pagar uma casa em Lisboa

O metro quadrado, em Portugal, atingiu os 1.629 euros entre abril e junho deste ano, o que representa uma subida de 531 euros, em valor mediano, em apenas quatro anos.

João Tomás

SIC Notícias

O preço das casas aumentou 50% nos últimos quatro anos. Uma agência financeira diz que os preços têm de descer quase 17% para que os empréstimos voltem a ser suportáveis.

As casas estão cada vez mais caras, seja pela bolha imobiliária ou pelos baixos salários que não acompanham os preços da habitação.

O metro quadrado, em Portugal, atingiu os 1.629 euros entre abril e junho deste ano, o que representa uma subida de 531 euros, em valor mediano, em apenas quatro anos.

Em 2019, o valor por metro quadrado estava em pouco mais de 1.000 euros. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística que mostram um efeito de contágio dos preços da capital à margem sul do Tejo.

No Barreiro, por exemplo, o preço por metro quadrado aumentou mais de 77% nos últimos quatro anos, passando de 956 euros para 1.696. No Seixal, o metro quadrado já rende 1.946 euros e em Setúbal o agravamento foi superior a 72%, passando para mais de 1.800.

Já na Moita, os preços dispararam para o dobro. Há quatro anos rondavam os 750 euros e no segundo trimestre deste ano ultrapassavam os 1.500. Se juntarmos todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, o aumento foi superior a 56%.

Na área Metropolitana do Porto os preços subiram 60%

No Norte, na Área Metropolitana do Porto, os preços subiram mais ainda: 60%. O metro quadrado na cidade invicta custava em junho de 2019 pouco mais de 1.900 euros e agora ultrapassa os 2.800, o que representa um aumento de quase 50%.

Os concelhos de Espinho, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Valongo foram os que registaram as maiores subidas.

No Sul a diferença é ainda mais expressiva

A Sul, no Algarve, a diferença foi ainda maior: um aumento de 143%. Vila do Bispo é o concelho onde o metro quadrado mais subiu, passando de 1.483 euros para mais de 3.600.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, os estrangeiros estão dispostos a pagar mais 50% do que pagam os portugueses para conseguirem uma casa.

A agência de avaliação do risco financeiro, a Moody´s, calculou que são precisos 15 anos de salário em Portugal para pagar uma habitação em Lisboa.

O metro quadrado mediano, em junho, custava mais de 4.200 euros. A agência de notação norte-americana prevê que os preços das casas deverão começar a descer no próximo ano.

Em Lisboa, seria preciso que os preços caíssem quase 17% para que o crédito fosse comportável. Ainda assim, a descida será insuficiente, principalmente para quem compra casa pela primeira vez.


Últimas