A SIC Notícias visitou uma oficina em Viseu e fez contas ao impacto que o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) teria se já estivéssemos em 2025. E a conclusão é preocupante. Vejamos.
Um veículo da marca BMW de 2004 paga atualmente 60 euros de IUC mas vai passar a pagar 329,83 euros. Mas há casos ainda com mais impacto.
Um Nissan que paga agora pouco mais de 70 euros passará para os 776,56 euros. “É completamente impossível haver aumento de impostos que superam os 1000% em 2025, não quero acreditar”, diz o dono da viatura.
Todos os carros anteriores a 2007 estão na linha dos aumentos e as consequências já começam a ser pensadas. “40 a 50% do volume de negócios nas oficinas multimarca têm a ver com carros anteriores a 2007. Quem vai perder são as oficinais, as casas de peças e mesmo os centros de inspeção”, alerta um mecânico ouvido pela SIC Notícias.
2025 pode vir a ser o fim de muitos destes carros, mas também o início de um problema sério para o país.
“Não tendo manutenção, corre-se o risco de acidentes. Já se sabe como é: as pessoas não têm dinheiro, acanham-se no investimento na manutenção do próprio carro e põem em risco a vida deles e a dos outros", antevê o mecânico João Pereira.
Em 2024, o aumento previsto é de 25 euros, prevendo-se que o maior impacto financeiro para a carteira de muitos condutores seja sentido em 2025.
Entretanto, na Internet, continuam a aumentar os subscritores da petição contra o aumento do IUC.