Economia

Subida de juros: mercados estão pessimistas e já se antecipam novas subidas

Catarina Castro alerta que é possível que as taxas de juro de referência voltem a subir na próxima reunião do Banco Central Europeu, agendada para o fim de outubro.

SIC Notícias

O Banco Central Europeu (BCE) decide esta quinta-feira se sobe ou se mantém inalteradas as taxas de juro de referência. Catarina Castro, comentadora da SIC Notícias, diz que os mercados estão pessimistas e que já antecipam novas subidas depois de setembro.

“Mesmo esta manhã, a indicação que estamos a verificar, em termos de evolução de cotações de mercados de futuros para taxas de referência, apresenta, inclusivamente, o risco de uma adicional subida na reunião de outubro, na que está marcada para 26 de outubro”, avança a comentadora.

Catarina Castro considera que esta quinta-feira “será um dia francamente desafiante” para perceber se “existirá ou não algum adicional risco de pressão sobre a banca”, nomeadamente ao nível das restrições do acesso ao crédito.

O resultado da reunião do Conselho de governadores do BCE não reúne consenso nas previsões dos mercados e analistas. As opiniões dos governadores dividem-se, numa altura em que a Comissão Europeia reviu em baixa o crescimento económico da zona euro, impulsionada sobretudo pelo abrandamento da atividade na Alemanha.

Na última reunião, em julho, (na qual a instituição decidiu subir os juros em 25 pontos base), a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que as taxas poderiam manter-se no mesmo nível ou sofrer um novo agravamento, em função dos dados macroeconómicos.

Há mais de um ano que o BCE vem a subir as taxas de juro para controlar a inflação. É expectável que até ao final do ano volte a subi-las, pelo menos, mais uma vez.

Últimas