Economia

IVA zero: setor da pesca vê medida com agrado, mas aponta falhas ao Governo

Quem vive do mar acredita que os consumidores irão ter peixe um pouco mais barato nos próximos tempos, no entanto, referem que faltam apoios destinados ao setor.

SIC Notícias

No setor da pesca há quem veja a eliminação do IVA como uma medida positiva e que terá efeitos no preço ao consumidor. Ainda assim, aguardam-se apoios, e defende-se que o cabaz poderia ter mais tipos de peixe.

Por esta altura, na Figueira da Foz, é, sobretudo, o carapau a encher as redes dos pescadores, além da cavala. Duas das espécies de pescado abrangidas no cabaz proposto para a eliminação do IVA.

António Lé, armador, vê esta medida com “agrado”, uma vez que acredita que fará com que os portugueses consumais mais pescado.

Faltam espécies nacionais na lista do Governo?

Ainda assim, acredita que faltam espécies no cabaz que conta ainda com atum em conserva, bacalhau, sardinha, pescada e dourada. O armador explica que as espécies de peixe nacionais deveriam ter sido privilegiadas.

E se para a agricultura foram anunciados 140 milhões de euros em apoios para controlar custos, a pesca não quer ser exceção. Os profissionais do ramo referem que o setor tem “sofrido” bastante e, por isso, deveria receber mais verbas.

Para já, quem vive do mar acredita que os consumidores irão ter peixe um pouco mais barato nos próximos tempos.

Últimas