A partir desta época, a UEFA decidiu adoptar um quadro competitivo diferente para a Liga Europa à semelhança do que acontece na Liga dos Campeões. Em vez da fase de grupos, há um ‘mini-campeonato’. Cada clube vai ter pela frente oito adversários diferentes e há uma classificação única de 36 equipas.
Os oito primeiros classificados seguem diretamente para os oitavos-de-final. Quem ficar entre o 9.º lugar e a 24.ª posição terá de jogar um play-off a duas mãos que dá acesso aos ‘oitavos’.
Curiosamente, o sorteio ditou que FC Porto e Sporting de Braga defrontassem cinco equipas idênticas.
O FC Porto começa na Noruega esta quarta-feira com Bodo Glimt, depois defronta Manchester United e Hoffenheim em casa, joga fora com Lazio e Anderlecht Recebe Midtjylland e Olympiacos, e joga fora com Maccabi Tel-Aviv
Quanto ao Sporting de Braga começa em casa com Maccabi Tel Aviv, vai à Grecia defrontar o Olympiacos, recebe o Bodo Glimt, joga fora com Elfsborg antes de receber o Hoffenheim, tem dois jogos seguidos fora com Roma e Union Gilloise, e fecha em casa com a Lazio.
Ao contrário do que é habitual, esta fase não termina em dezembro. Prolonga-se até ao final de janeiro e para 13 e a 20 de fevereiro estão agendados os jogos do play-off.
No mês seguinte, em março, será a vez dos oitavos-de-final. Uma caminhada que só vai terminar a 21 de maio na final no Estadio San Mamés em Bilbau.