O Manchester United constitui o principal adversário do FC Porto nos oito que foram sorteados, esta sexta-feira, para os 'dragões' no novo formato da Liga Europa de futebol. Já os minhotos terão pela frente os italianos da Lazio e da Roma.
Esta época, recorde-se, a Liga Europa de futebol inicia, a exemplo da Liga dos Campeões e da Liga Conferência, um novo modelo competitivo, com um campeonato de 36 equipas, que disputarão oito jogos, quatro em casa e quatro fora, com adversários diferentes inseridos numa só liga, ao invés de uma fase de grupos.
As equipas que ficarem nos primeiros oito lugares apurar-se-ão automaticamente para os oitavos de final, enquanto as posicionadas entre os nono e 24.º postos disputarão um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito formações que seguem para os 'oitavos'.
Os 12 clubes que terminarem da 25.ª posição para baixo serão automaticamente eliminados, não tendo sequer a possibilidade de serem 'relegados' para a Liga Conferência.
Os adversários do FC Porto:
- Manchester United (casa);
- Lazio (fora);
- Olympiacos (casa);
- Maccabi Tel-Aviv (fora);
- Midtjylland (casa);
- Bodo Glimt (fora);
- Hoffenheim (casa); e,
- Anderlecht (fora).
Os adversários do Sporting de Braga:
- Lazio (casa);
- Roma (fora);
- Maccabi Tel-Aviv (casa);
- Olympiacos (fora);
- Bodo/Glimt (casa);
- Union SG (fora)
- Hoffenheim (casa); e,
- Elfsborg (fora)
Na Liga Europa, o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal, teve acesso direto à fase regular, antiga fase de grupos, agora extinta, enquanto o Sporting de Braga teve de passar pelas eliminatórias, assim como o Guimarães na Liga Conferência.
Com oito jogos garantidos, quatro em casa e quatro fora, e com duas equipas por cada um dos quatro 'potes', 'dragões' e minhotos vão ter pela frente rivais complicados e com história nas provas europeias.
Em atualização