O dirigente do São Paulo, Carlos Belmonte, proferiu injúrias xenófobas ao treinador português do Palmeiras, Abel Ferreira, no final da partida entre os dois clubes, no domingo. A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) reprova o comportamento do elemento da direção do emblema tricolor, que tem suscitado várias reações.
Os insultos xenófobos de Carlos Belmonte são reprovados pela ANTF que, em comunicado, garante que o episódio foi "ofensivo, discriminatório e xenófobo".
A instituição acredita que "a maior parte dos adeptos não se revê nos insultos daquele dirigente do São Paulo, que enchem de vergonha todos quantos lutam por uma sociedade mais justa e tolerante".
Por esse motivo, apela aos agentes desportivos, "em especial" aos agentes do São Paulo, para que atuem "de forma que episódios como este não se repitam, a bem do futebol".
"A ANTF acredita que as manifestações de discriminação e xenofobia não podem ter lugar na nossa sociedade, devendo ser julgadas e severamente punidas pelos tribunais!", pode ler-se na nota.
Por fim, a associação demonstra a sua solidariedade para com Abel Ferreira.
O momento das ofensas
No passado domingo, no final da partida entre São Paulo e Palmeiras (1-1), no Estádio do Morumbi, para o Campeonato Paulista, Carlos Belmonte referiu-se, de forma insultuosa, ao técnico luso.
"Safado do c******! O Abel apitou para vocês, que português de m****!", ouve-se no vídeo captado no momento das ofensas.
O Palmeira também já reagiu ao sucedido. O "Verdão" condena as ofensas xenófobas proferidas e garante que "estuda as medidas legais cabíveis contra o diretor de futebol do São Paulo".