O vencedor da Bola de Ouro de 2024/25 será conhecido esta segunda-feira.
A partir das 20:00 locais (19:00 em Portugal continental), no Théâtre du Châtelet, em Paris, a gala da 69.ª edição do prémio individual mais prestigiado da modalidade vai consagrar os atletas eleitos, com base no desempenho durante o período compreendido desde 1 de agosto de 2024 até 13 de julho de 2025, na vertente masculina, e 2 de agosto, no setor feminino.
Quem são os favoritos?
Nuno Mendes, João Neves e Vitinha, todos do Paris Saint-Germain, e Viktor Gyökeres, ex-avançado do Sporting, estão entre os 30 finalistas. Mas quem está mais perto da pole position na corrida.à sucessão de Rodri?
Mohamed Salah (Liverpool)
Autor de 36 golos e 24 assistências na época 2024/2025, o avançado egípcio reencontrou a melhor forma da carreira no Liverpool, sob o comando de Arne Slot, e liderou os "reds" na campanha triunfal na Premier League.
Aos 33 anos, figura, segundo as casas de apostas e sites especializados, na quinta posição entre os favoritos à conquista da Bola de Ouro. A eliminação precoce do Liverpool da última Champions pode reduzir-lhe as hipóteses de aspirar ao estatuto de primeiro vencedor africano nos últimos 30 anos.
Raphinha (Barcelona)
O ex-Sporting e Vitória SC encontrou na Catalunha um porto de abrigo para um talento exponencial.
O internacional brasileiro marcou 39 golos e fez 25 assistências, mostrando-se decisivo para o triplete do Barcelona (La Liga, Copa e Supertaça) na última temporada.
Vitinha (PSG)
Pode não estar na pole, mas afirma-se com solidez na luta pelo estatuto de melhor futebolista do mundo. Aos 25 anos, viveu a mais gloriosa temporada da carreira (até ao momento) em 2024/2025, com um duplo apogeu: as conquistas da Liga dos Campeões pelo PSG e da Liga das Nações ao serviço de Portugal.
Fez oito golos e oito assistências na última época, mas, mais do que os números, é a ‘magia’ que transporta a qualquer jogo que faz de Vitinha um dos melhores futebolistas da atualidade.
Lamine Yamal (Barcelona)
O jovem prodígio espanhol é, aos 18 anos (completados em julho), uma certeza do futebol mundial e arrisca hoje quebrar um recorde na história da Bola de Ouro: ser o primeiro vencedor abaixo dos 21 anos.
É quase indiscutível afirmar que Yamal foi o melhor jogador do último campeonato espanhol, absolutamente essencial nas conquistas da La Liga, Copa do Rei e Supertaça, com 21 golos e 26 assistências. Conseguirá superar o principal favorito?
Ousmane Dembélé (PSG)
Depois de algumas temporadas com elevadas (e goradas) expectativas em torno do internacional francês, Dembélé exibiu, por fim, a plenitude do seu valor. Foi rei dos golos no Parque dos Príncipes, com 37 finalizações certeiras e 16 assistências na melhor época da história do PSG.
Decisivo na epopeia vitoriosa na Champions, foi o futebolista mais produtivo em termos individuais e coletivos ao longo da última temporada. Afirma-se, por isso, como o principal candidato à conquista da Bola de Ouro.
Dois portugueses na corrida a melhor jogador sub-21
João Neves concorre ainda pelo troféu Kopa, que consagra o melhor jogador sub-21 e no qual foi sexto classificado em 2023/24, sendo acompanhado pelo avançado Rodrigo Mora, do FC Porto, numa das 13 distinções atribuídas pela revista France Football e pela UEFA.
A gala trará ainda a sétima edição da Bola de Ouro feminina, cuja disputa conta com as espanholas Alexia Putellas, vencedora em 2021 e 2021/22, e Aitana Bonmatí, triunfante em 2022/23 e 2023/24, mais sete atletas do Arsenal, vencedor da Liga dos Campeões - três das quais vitoriosas no Euro2025 com a Inglaterra -, num universo de 30 candidatas.
Além destes serão ainda entregues os seguintes troféus:
- Kopa feminino (melhor jovem jogadora)
- Yashin masculino e feminino (melhor guarda-redes)
- Gerd Müller masculino e feminino (melhor marcador/a a nível de clube/seleção nacional)
- Johan Cruyff masculino e feminino (melhor treinador/a a nível de clube/seleção nacional)
- Clube masculino e feminino do ano
- Sócrates (“entregue pelo grupo L'Équipe e Paz e Desporto para ações de solidariedade ou causas sociais levadas a cabo por um campeão comprometido”)
Com Lusa