O Sporting CP felicitou esta terça-feira a decisão tomada pela La Liga em tornar públicos os áudios das comunicações entre os video-árbitros e as equipas de arbitragem após cada jornada. Apesar de apoiar o sistema VAR, o clube comunica que tem de “melhorar” com mais “transparência das decisões”. Os “leões” dão, ainda, alguns exemplos de erros que os prejudicaram em jornadas passadas.
“O Sporting Clube de Portugal felicita a decisão hoje anunciada pela La Liga de tornar públicos os áudios das comunicações entre o VAR e as equipas de arbitragem após o final de cada dia de competição”, lê-se no comunicado no site oficial do clube,também partilhado nas redes sociais.
O clube esclarece que “continua a ser a favor do VAR" e da sua evolução e que não mudará de opinião “em virtude dos erros que o afectam, nem do resultado final desportivo”. Porém, insiste que o sistema em qual funciona a arbitragem com recurso a vídeo tem de “melhorar”.
“A análise crítica do Sporting CP relativamente aos critérios de arbitragem depende da necessidade urgente da definição dos mesmos e da transparência das decisões. Não faz sentido uma semana ser adoptado um critério de intervenção e na semana seguinte outro”; continua.
Neste sentido, o clube fornece exemplos dos jogos contra o Vitória SC - onde perdeu por 3-2 - e contra o FC Porto - onde ganhou por 2-0 - em que diz que foi “por demais evidente como o VAR adotou critérios opostos” que acabaram por “prejudicar” o Sporting.
“Recorde-se que há mais de um ano, o Sporting CP ficou sozinho quando apresentou a proposta para serem implementadas medidas que permitam a divulgação dos áudios e garantam uma maior transparência à arbitragem e integridade às próprias competições”, lê-se, ainda.
Num comunicado no site da Federação Portuguesa de Futebol, foi anunciado em julho que “algumas comunicações áudio com o VAR serão tornadas públicas a partir da época 2023/24”, por considerarem ser uma “prática adequada”.
Desta forma, os áudios são divulgados uma vez por mês e os adeptos têm acesso às conversas entre árbitros de campo e VAR em todos os lances avaliados no ecrã disponível no relvado.
No entanto, o Sporting pede por mais.
Como é conhecido no caso da MLS - Major League Soccer, liga de futebol norte-americana - o Sporting apoia o critério adotado pelo outro lado do Atlântico nas decisões tomadas pelo VAR anunciadas pelo juiz da partida aos espectadores em tempo real - tal como acontece no rugby.
“O futebol português não pode ficar para trás (…). O VAR é uma ferramenta essencial para uma maior justiça e transparência das competições. Quem não defende o VAR, não defende a busca da verdade desportiva”, informa o clube no comunicado.
Tendo isto em conta, e em jeito de conclusão, o clube pede que “haja urgentemente uma uniformização e entendimento do protocolo VAR por parte dos árbitros”, sendo que todos envolvidos no desporto ganham com isso.