Desporto

Primeira Liga: dupla 'Gyökeres & Pote' resolve o clássico e devolve liderança ao Sporting

Os comandados de Rúben Amorim venceram o encontro com os dragões e regressaram ao topo da classificação do campeonato, que era do Benfica desde este domingo após a vitória encarnada sobre o SC Braga na Pedreira.

MIGUEL A. LOPES / LUSA

Rafael Carvalho Ferreira

O Sporting venceu o FC Porto esta segunda-feira por 2-0, e regressou à liderança da tabela classificativa da Primeira Liga.

Leões e dragões protagonizavam o encontro de cartaz desta 14.ª jornada da competição e após terem perdido a liderança conjunta para o Benfica à condição, os eternos rivais lutavam para regressar ao topo mas só um iria sair satisfeito.

Rúben Amorim não pôde contar com o capitão “Seba” Coates por lesão e lançou Eduardo Quaresma para lugar do uruguaio. Já do lado portista, Pepe recuperou a tempo e integrou a equipa inicial portista.

A equipa da casa começou a partida por cima, e aos 11 minutos, Viktor Gyökeres recebeu a bola em profundidade, e sob a pressão de Pepe, conseguiu libertar-se e rematou rasteiro de pé direito, fazendo o esférico entrar rasteiro junto ao poste mais próximo de Diogo Costa.

Sempre com um ascendente no jogo, a formação de Alvalade continuava a tentar ampliar a vantagem no marcador, e a um minuto do intervalo, Gyökeres voltou a fazer abanar a redes azuis e brancas mas o árbitro Nuno Almeida invalidou o golo após visionar as imagens do lance que originou segundo tento. Eduardo Quaresma fez falta sobre João Mário, antes de assistir para o cabeceamento do avançado sueco na boca da área portista.

No segundo tempo, aos 51 minutos, Pepe viu o cartão vermelho direto após ter agredido Matheus Reis na cara, deixando-o a sangrar. Os dragões ficaram com menos uma unidade praticamente as segunda parte toda.

Nove minutos depois, aos 60, Geny Catamo lançou Gyökeres na profundidade, e o avançado de 25 anos passou para Pote, que desviou de primeira para a baliza. Estava feito o 2-0.


As duas equipas colocam a bola na baliza contrária mas ambos os lances foram invalidados. Aos 72 minutos, Taremi fez um passe para Evanilson, mas estava adiantado e não contou.

Aos 90+3, foi a vez de Paulinho finalizar para o conjunto verde e branco mas estava em posição irregular, ficando o marcador cifrado no 2-0.

Com esta vitória sobre o rival, o Sporting passou a somar 34 pontos, mais um do que o Benfica, que tinha assumido a liderança no domingo após a vitória sobre o SC Braga, e três do que o FC Porto.

Últimas