Desporto

Caso Rubiales: "É um momento feliz para um grupo de mulheres e é um homem que tem protagonismo"

A antiga jogadora Anabela Brito Mendes comenta os últimos desenvolvimentos da polémica com Luis Rubiales e como isso tem ofuscado a conquista do mundial de futebol pela seleção feminina espanhola.

SIC Notícias

A antiga futebolista Anabela Brito Mendes considera que “comportamento de Luis Rubiales vai muito para além do que o que qualquer pessoa estaria à espera naquelas circunstâncias”, durante os festejos da conquista do mundial de futebol pela seleção feminina de Espanha. Um beijo não consentido que tem, de algum modo, ofuscado o feito.

“É incrível como há um momento muito feliz para um grupo de mulheres e é um homem que tem protagonismo. Isto é sintomático deste tipo de pessoas e deste tipo de homens que ainda acha que, apesar daquilo que as mulheres conseguem fazer, ainda há sempre a mão de um homem por trás”, critica, na SIC Notícias.

Para a ex-atleta, o gesto de Rubiales e todo o seu comportamento à frente da federação espanhola de futebol “é só o culminar daquilo que também se tem vindo a ler, sobre situações que tem feito ao longo dos anos com mulheres com quem trabalhou”.

Sobre a reação de Jenni Hermoso durante o beijo, Anabela Brito Mendes não tem dúvidas de que “quem não está à espera, não consegue reagir”.

“Já várias pessoas me têm dito que ela podia ter fugido. Só quem não é mulher e nunca esteve numa situação que não se espera é que diria isso. Nós, mulheres, estamos infelizmente muito habituadas a sermos incomodadas com várias situações, não desta gravidade, mas através de palavras, de toques, e isso é sempre uma coisa que nos deixa muito constrangidas”, explica.

A antiga jogadora destaca, no entanto, que tem “visto com muito agrado que há muitos homens profundamente incomodados” com o caso, e que isso “é uma coisa boa”.

Últimas