Desporto

Caso Rubiales: "Desporto espanhol não é o que se viu nos últimos dias"

Depois da conquista do Mundial feminino pela seleção espanhola e o beijo polémico que envolveu o presidente da Federação Espanhola e a jogadora Jenni Hermoso. Victor Francos, presidente do Conselho Superior do Desporto, admite estar preocupado com a candidatura ao Campeonato de Mundo de Futebol de 2030.

Mariana Saraiva

SIC Notícias

O presidente do Conselho Superior do Desporto de Espanha, Victor Francos, deu uma conferência de imprensa, esta segunda-feira, e admitiu estar preocupado com a imagem do desporto espanhol após o caso Luis Rubiales e reconheceu que o caso pode afetar a candidatura ao Mundial de 2030.

Depois do polémico beijo de Rubiales na final do Campeonato feminino de futebol, Victor Francos confessa que: “Não gosto de enganar pessoas e estou preocupado” com a candidatura ao próximo Mundial de futebol.

“Há duas semanas estávamos em melhor posição para organizar o evento do que estamos hoje, mas somos um Governo teimoso e estamos prontos a explicar à FIFA, à UEFA e a todas as federações internacionais que o desporto espanhol não é o que temos visto nos últimos dias e o futebol espanhol também não”, afirmou em conferência de imprensa.

A decisão de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em não se demitir após o beijo polémico dado a Jenni Hermoso, foi uma surpresa para o presidente do Conselho Superior do Desporto e secretário de Estado do Desporto, Victor Francos.

Esta tarde reiterou que: “Esperamos que a Federação não volte a dar o espetáculo de sexta-feira”, sublinhando que não gosta de aplausos, nem daquilo que foi dito.

O secretário de Estado acrescentou que o Governo está "pronto para lutar pela candidatura ao Campeonato do Mundo de 2030" e referiu que falou com o vice-presidente da FIFA para analisar o que aconteceu nos últimos dias.

Victor Francos pediu, ainda, que se tenha confiança no Governo e que “um acontecimento particular não pode manchar um sucesso coletivo", referindo-se ao triunfo da seleção espanhola feminina no Campeonato do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia.

Últimas