Desporto

Giro: “Um português pode ganhar pela primeira vez uma grande volta? A resposta é sim”

"Um festival de etapas super complicadas, de alta montanha, e vimos o João Almeida a ganhar a primeira etapa da sua carreira numa grande volta e hoje é o festival de alta montanha", Olivier Bonamicci faz a análise da Volta a Itália.

Olivier Bonamici

SIC Notícias

João Almeida perdeu o segundo lugar na classificação geral da Volta a Itália, passou para a terceira posição a 39 segundos do líder. O comentador da SIC Olivier Bonamicci acha que João Almeida ainda tem hipótese de ganhar o Giro.

A Volta a Itália termina domingo, sábado há contrarrelógio individual de 18 quilómetros e esta sexta-feira há mais montanha, com a mais dura de todas as etapas.

Olivier Bonamicci faz uma análise comparativa do Giro tendo como referência a gastronomia italiana.

"Tivemos uma volta a Itália com um "antipasti" (entrada) sem grande sabor, dois contrarrelógios na primeira semana, muitas desistências por causa da covid. Uma segunda semana, o "primo piato" (prato principal) com etapas planas e agora é o festival, é o tiramisu é a panacota, é tudo! Um festival de etapas super complicadas, de alta montanha, e vimos o João Almeida a ganhar a primeira etapa da sua carreira numa grande volta, ganhar tempo à concorrência há três dias, e hoje é o festival de alta montanha."

Para o comentador da SIC, ainda não é esta sexta-feira que se vai decidir o vencedor da Volta a Itália e que a “grande questão” será o contrarrelógio deste sábado.


"O mais importante é sobretudo hoje não perder tempo. Nesta fase não pode ter dois dias maus. Agora a grande questão é amanhã. É que amanhã é um contarrelógio que vai parecer uma espécie de triatlo, eles vão mudar de bicicleta. São 17 quilómetros, 10 planos, depois mudança de bicicleta numa ciclovia e a partir daí é uma subida de 7 a 8 quilómetros, terrível".


Bonamicci explica que o importante é que João Almeida hoje consiga ganhar tempo e reforça a confiança num excelente resultado do ciclista da UAE Emirates - “Será que um português pode ganhar pela primeira vez uma grande volta? A resposta é sim”.

O comentador lembra os bons resultados de Joaquim Agostinho, o único português a chegar ao pódio de uma grande volta, tendo alcançado por duas vezes o terceiro lugar no Tour de France, e uma vez a segunda posição na Volta a Espanha.

A terminar a análise ao Giro, Bonamicci lamenta a falta de sorte para a divulgação do ciclismo em Portugal, pelo facto de a Volta a Itália se decidir este sábado, o mesmo dia que será também conhecido o campeão da Primeira Liga.

Últimas