O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu, esta terça-feira, a 16.ª etapa da Volta a Itália, em Monte Bondone, subindo a segundo na geral. Para o comentador Olivier Bonamici, a prestação o ciclista “é um feito extraordinário”.
“O João Almeida pode escrever uma das páginas mais bonitas do desporto português”, afirma o comentador da SIC Notícias.
Para Bonamici, esta vitória “é mais do que ganhar uma etapa, é a possibilidade de João Almeida conseguir algo que ninguém fez na história do ciclismo português”, ou seja, “ganhar uma Grande Volta”.
O comentador lembra que “o melhor resultado até agora foi de Joaquim Agostinho, duas vezes terceiro lugar na volta a França”. “Ganhar uma etapa da Volta a Itália de bicicleta, só dois portugueses já o tinham feito”, lembra, referindo-se a Acácio da Silva e Rúben Guerreiro.
No entanto, Bonamici sublinha que o ciclista português “ainda não segurou um lugar no pódio” nem a vitória na Volta a Itália. “Acho que está bem colocado para, pelo menos, igualar Joaquim Agostinho no terceiro lugar”, afirma.
“O que João Almeida está a fazer é algo de pura e simplesmente inacreditável. Estamos a falar de uma grande volta a Itália, uma prova super desgastante”, prossegue.