Cultura

Póster alternativo do filme American Fiction, um dos candidatos aos Óscares

Repórter de Imagem da SIC desde 2006, Edgar Ascensão dedica-se à criação de pósteres alternativos nos tempos livres. Na altura dos Óscares, tem por hábito criar um póster por cada filme nomeado na categoria de Melhor Filme.

Edgar Ascensão

Edgar Ascensão

Pósteres alternativos são criados um pouco por todo o mundo por artistas profissionais e não profissionais. São alternativos, porque contam outro ponto de vista de um determinado filme. São alternativos, porque têm liberdade para fugir ao que é oficial, obrigatório.

Em Portugal, há vários artistas que se dedicam à criação de pósteres alternativos àqueles que as grandes distribuidoras de filmes divulgam.

O trabalho de Edgar Ascensão também está reunido em livro, na série Pósteres Caseiros. Cresceu no Paúl, concelho da Covilhã, e vive em Lisboa. Interessou-se, desde cedo, pelo cinema e pela ilustração. Na SIC, integra a Editoria de Cultura.

American Fiction

  • Realizado por Cord Jefferson
  • 5 nomeações para os Óscares

Monk (interpretado por Jeffrey Wright) é um escritor frustrado com as editoras, obcecadas em reduzir a cultura da comunidade negra a estereótipos básicos e ofensivos. Para provar o seu ponto de vista, decide ele próprio escrever um livro que reúna toda essa hipocrisia.

É com a máscara que ele coloca, usando um pseudónimo para não "manchar" a sua reputação como escritor, que o filme se eleva. Monk cria uma persona, com todos os estereótipos que abomina e que são usados para manter a sátira.

O filme vai virando esse espelho de identidades, repleto de comentários sociais relevantes com muito humor ácido à mistura, apesar do desdém de Monk para com a sociedade que engole a brincadeira, tornando-o um Best Seller do género.

É uma bola de neve que se vai formando até o peso do sucesso do livro ser maior que a farsa.


Últimas